sexta-feira, 4 de março de 2011

Apresentação das Monografias

       Os Educadores de 15 Unidades de Ensino apresentaram no dia 22 de Dezembro de 2010, as monografias das Comunidades onde as estavam inseridas. Os educadores fizeram uma breve apresentação do trabalho realizado durante o segundo semestre de 2010, que cominou com a elaboração do documento chamada de “Monografia da Comunidade”.
       Estava presente nas apresentações das Monografias a Secretária Municipal de Educação Maria Socorro Morais Teixeira de Souza, a coordenadora pedagógica da secretaria Deise Lopes, a coordenadora da educação Infantil Maria José de Souza, o Diretor do Centro de Ensino Rural Aldo Fernandes, a secretaria municipal de Ação Social e Primeira dama Maria Ioneide, a presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente Maria Eva e o coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente o senhor Josimar. Além da equipe Pedagógica do Centro de Ensino Rural e Ana Francisca e Aparecida Souza como também os educadores das Unidades de Ensino.
O evento foi muito importante para divulgação do Programa Escola Ativa e suas ações no município, no tocante as atividades desenvolvidas em sala de aula, como também o papel da comunidade na melhoria do ensino oferecido nas escolas do Campo.
Após as apresentações a Secretária Municipal de ação Social em conjunto com Secretária Municipal de Educação e a Coordenadora Pedagógica anunciaram que em parceria com o historiador e coordenador de Cultura do município o jovem Nanael iriam analisar as monografia para que as mesmas fossem publicadas em um livro.
Abaixo segue a relação das unidades de ensino, as comunidades e os respectivos educadores:

1. Unidade de Ensino Almino Batista – Comunidade Saco Grande ( Professor Ednaldo Bezerra);
2. Unidade de Ensino Ana Maria do Amaral – Comunidade Pedra do Navio ( Professora Cainhara Lopes e Vivania Araujo);
3. Unidade de Ensino Cirilo Batista – Comunidade Espinheiro ( Professora Iranilsa Raimunda);
4. Unidade de Ensino Eloi Gomes – Comunidade Santa Rita ( Professor Francisco de Assis);
5. Unidade de Ensino Gerôncio Galvão – Comunidade Aroeira ( Professora Maria da Glória;
6. Unidade de Ensino de Joaquim das Virgens – Comunidade Lagoa ( Professor Erivan Almeida);
7. Unidade de Ensino José Ferreira – Comunidade Riachão ( Professoras Alcina Costa e Francisca Figueiredo);
8. Unidade de Ensino José Rodrigues – Comunidade São Braz ( Professores Arnildo Feliciano e Francinildo Silvestre;
9. Unidade de Ensino Júlio Pereira – Comunidade Pedra Branca ( Professores Maria Salomé e Vicente Batista);
10. Unidade de Ensino Presidente Castelo Branco – Comunidade São Bento ( Professor Anailson José);
11. Unidade de Ensino Presidente Kennedy – Comunidade Pinturas ( Professora Josiene Alves);
12. Unidade de Ensino Professor João Mendonça – Comunidade Lagoa Seca ( Professora Alexsandra Rodrigues);
13. Unidade de Ensino Padre João Maria – Comunidade Pedra Ferrada ( Professor Ivonaldo Lopes);
14. Unidade de Ensino Professora Maria Santina – Comunidade Carnaúba Torta ( Professora Gisa Carla);
15. Unidade de Ensino Senador Dinarte Mariz – Comunidade Adeque ( Professoras Fátima Bezerra e Kéila Rosana.





Monografia da comunidade

      No segundo semestre de 2010, equipe pedagógica do Centro Municipal de Ensino Rural de Jucurutu em conjunto com os professores que trabalham com o Programa Escola Ativa elabora um projeto com o objetivo de organizarem a monografia de cada comunidade onde as unidades de ensino estavam inseridas.
 1 - O que a monografia da comunidade e  qual é seu objetivo?
      A monografia é um documento que tem como objetivo conhecer os aspectos geográficos, históricos, culturais e sócios econômicos da comunidade, tendo em vista, que as comunidades rurais geralmente não possuem nenhum registro de sua origem em documentos escritos.
    Esse trabalho está fundamentado no Programa Escola Ativa que orienta a construção da monografia da comunidade, tendo em vista conhecer melhor os sujeitos que moram e estudam no campo.
     Para elaboração dessas monografias, o educador pode motivar os educandos, os pais e a comunidade de modo geral na coleta de  informações sobre diferentes temas e a colaborar com relatos orais e, se possível com documentos como fotografias, textos, entre outros, que ajudem a descrever aspectos de cada tema, levantando dados desde a fundação da comunidade como origem do nome, primeiros habitantes, entre outros aspectos.
 A monografia da comunidade   servirá de fonte de pesquisa para trabalhos posteriores que venham a ser desenvolvidos, além de transmitir costumes, valores e cultura de uma geração para a outra.
Sendo assim,  a elaboração da monografia, visa educar indivíduos com identidade pessoal e cultural, capazes de compreender a sociedade na qual vivem, de participar ativamente dela e de transformá-la, garantindo a sustentabilidade, a sua equidade e a sua autonomia.
  A proposta Pedagógica  do Programa Escola Ativa tem como objetivo propiciar  não apenas com a aprendizagem dos conteúdos programáticos, mas também com formação do cidadão consciente e critico, sobretudo sobre suas ações e as conseqüências que as mesmas podem trazer para as nossas vidas e das gerações futuras.