PACTO NACIONAL PELA
ALFABETIZAÇÃO
NA IDADE CERTA
O
PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Seguindo a linha de pensamento
da pesquisadora Emília Ferreiro, entende-se que a arte de alfabetizar vai muito
além de quadro e giz. Envolvem conhecimento profundo da vivência do aluno,
conhecimento do professor, materiais, técnicas, métodos e muito apoio para se
desenvolver um trabalho de equipe.
O professor alfabetizador tem
a responsabilidade de abrir as portas do conhecimento as crianças. É preciso refletir sobre
as diferentes alfabetizações que são vividas pelas crianças em seu cotidiano,
os saberes e as leituras produzidas nesses embates, para que, reconhecidos e
mobilizados dentro da escola, possam se tornar a base do processo de apropriação
da linguagem oral e escrita.Foi pensando no papel do professor no processo de alfabetização das crianças e na sua ação pedagógica no cotidiano de sala de aula, que propôs a seguinte atividade de casa:
ATIVIDADE
DE CASA
Apresente uma atividade que você
professor acredite que tenha efetividade no processo de alfabetização dos
alunos. Para tanto, é necessário que seja elencado os seguintes pontos:
NOME
DA ATIVIDADE
OBJETIVOS
PROCEDIMENTO
RECURSOS
AVALIAÇÃO
PROFESSOR: FRANCINILDO SILVESTRE DA SILVA
TURMA:
Multisseriada do 1º ao
3º ano
DATA: 21/03/2018

CONTEÚDO:

OBJETIVOS:




A seguir será apresentado um conjunto de
atividades que podem ser uteis para ensinar as letras, o alfabeto e a ordem
alfabética. Essas atividades podem ser desenvolvidas pelos alunos no processo
de alfabetização
PROCEDIMENTOS:




Cada criança aprende de forma diferente
uma das outras, por isso o professor deve sempre planejar atividades diversas:
Algumas sugestões:












OBSERVAÇÃO:
Copiar só tem sentido quando temos
interesse pelo assunto e sabemos o que está sendo copiado, fora isso é perda de
tempo.
RECURSOS:
Atividades escritas no quadro branco, atividades da
internet, recursos humanos e ETC.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de observações a partir do
desenvolvimento e desempenho de cada educando, principalmente no desenrolar de cada
atividade trabalhada no decorrer do dia-a-dia.
1º) LEIA A PALAVRA FRANCINILDO E
RESPONDA:
A-QUAL A PRIMEIRA
LETRA?_____________________
B-QUAL A ÚLTIMA
LETRA?_______________________
C-QUANTAS VOGAIS
TEM?_____________________________
D-QUANTAS CONSOANTES TEM?_______________________
E-QUANTAS LETRASTEM A
PALAVRA?_____________________
F-QUANTAS SILABA TEM A
PALAVRA?_____________________
2º)FAÇA UMA ACRÓSTICO DA SEGUINTE
PALAVRA
UNIDADE
DE ENSINO: Senador
Dinarte Mariz
PROFESSOR: Maria das Graças Alves
TURMA:
Multisseriada do 1º ao
5º ano
DATA: 21/03/2018
NOME
DA ATIVIDADE

OBJETIVOS


PROCEDIMENTOS



1. Como podemos dividir essas palavras?



Observação:

RECURSOS:

AVALIAÇÃO:

PROPOSTA
DE ATIVIDADE
1. FORME PALAVRAS UNINDO AS SÍLABAS, EM
SEGUIDA REALIZAR A LEITURA DAS MESMAS.
A LETRA DO MOMENTO É A
LETRA “B”
BO + CA = ____________________BO + NE +
CA = _________________
BU + LE = ____________________ BO + LO =
______________________
BO + LA = ____________________BA + TA +
TA = __________________
BI + CO = ____________________BA + NA +
NA = __________________
BE + LA =
___________________ BO + TA = _______________________
2. JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS E
LEIA. DIGA QUANTOS PEDAÇOS OU SÍLABAS CADA UMA TEM.
3. COMPLETE AS PALAVVRAS COM A LETRA B.
____ANANA ___OLA
____OIA ____UZINA ____IRUTA
____OI ___ONECA ____ONÉ
____ICO ____ELO
____ALDE ___ALA ____AÚ ___OTO
____ILA
____OLO ___ALÃO
____ULE ____ATATA ____ICO
UNIDADE
DE ENSINO: Presidente
Castelo Branco
PROFESSOR: Maria Leonora
TURMA:
Multisseriada do 1º ao
5º ano
DATA: 21/03/2018
NOME
DA ATIVIDADE

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS




RECURSOS:

AVALIAÇÃO:

UNIDADE
DE ENSINO: Elói Gome de
Araújo
PROFESSOR: Ilza Ferreira
TURMA:
Multisseriada do 1º ao
5º ano
DATA: 21/03/2018
NOME
DA ATIVIDADE

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS
1º
momento

2º
momento

3º
momento

4º
momento

RECURSOS:

AVALIAÇÃO:

UNIDADE
DE ENSINO: Joaquim das
Virgens
PROFESSOR: Professor Erivan Almeida
TURMA:
Multisseriada do 1º ao
5º ano
DATA: 21/03/2018
NOME
DA ATIVIDADE

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS







Observação:

RECURSOS:

AVALIAÇÃO:

MODELO DA CARTELA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário