1ª OFIFINA: JOGO
TRILHA DO ALFABETO
TRILHA DO ALFABETO
JOGO: Em grupo no máximo 5 crianças.
MATERIAL: Uma folha grande de papel pardo com o desenho
de uma trilha. A trilha deve conter as letras do alfabeto. Uma casa para cada
letra do alfabeto, algumas com desafios como: imitar um animal, voltar uma
casa, falar uma palavra iniciada com a mesma letra do colega que está mais
próximo de você se acertar pode avançar 1 casa e marcadores para indicar em que
casa o jogador está, pode ser tampinhas de garrafa pet e um dado.
REGRA DO JOGO:
Ø Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo
(quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
Ø O primeiro jogador lança o dado e conta as casas
que andará, correspondente ao número do dado.
Ø O jogador verifica a letra que está na casa que ele
está ocupando e diz um nome ou uma palavra iniciada com aquela letra. Se não
souber pode pedir ajuda aos colegas.
Ø Quando cair na casa com tarefa executar a tarefa
solicitada.
Ø Vence que chegar ao final da trilha primeiro.
OBJETIVO: Aprender a conhecer as letras do
alfabeto e os números relacionando a palavra ao nome do colega, cumprindo todas
as tarefas pedidas e respeitando as regras do jogo.
VARIAÇÃO: Pode-se
pedir aos alunos que digam uma palavra que se inicie com a letra em que caíram.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO JOGO TRILHA DO ALFABETO
PNAIC - CURSO
PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES
PLANEJAMENTO
PROFESSORAS: Ana
Francisca e Edilene Araújo
TEMA: Trilha do Alfabeto
PÚBLICO ALVO:
alunos do 1º ao 3º DATA: 17/04/2018
QUAL O OBJETIVO DA ATIVIDADE?
Ø Conhecer a ordem alfabética;
Ø Identificar o “som” de cada
letra;
Ø Produzir listas de palavras
de um mesmo campo semântico.
EIXO ESTRUTURANTE SEUS CONHECIMENTOS OU CAPACIDADES:
EIXO - Análise linguística: apropriação do
Sistema de Escrita Alfabética (SEA)
1.
Escrever
o próprio nome.
2.
Reconhecer
e nomear as letras do alfabeto.
3.
Diferenciar
letras de números e outros símbolos.
4.
Conhecer
a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.
EIXO - Análise linguística:
discursividade, textualidade e normatividade (DTN)
7. Conhecer
e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas
entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).
CONTEÚDOS:
Ø
Ordem
alfabética;
Ø Nomes próprios;
Ø
Lista de
palavras.
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):
1º MOMENTO - Apresentação do jogo
- Dividir a turma a realização do jogo;
- Apresentação do jogo “ trilha do alfabeto”.
2º MOMENTO - Vivência do jogo
- Vivência do jogo pelos alunos seguindo as regras do mesmo;
- Roda de conversa sobre o jogo.
3º MOMENTO - Atividades após
vivência do jogo
- Produção de uma lista de palavras a partir do comando dado pelo professor. Ex: lista de animais, nomes de objetos, nomes próprios, entre outros;
- Escrever para cada letra em que o aluno parou durante a realização do jogo uma palavra do campo semântico escolhido;
- Ao final do jogo fazer a reescrita das palavras consultando o dicionário a escrita correta;
- Colocar as palavras trabalhadas em ordem alfabética.
4º MOMENTO – Produção escrita
- Produção de um minidicionário com as palavras e seus respectivos significados.
5º MOMENTO – Atividade de artes
- Ilustração das palavras do minidicionário.
6º MOMENTO - Exposição
- Projeto gráfico do minidicionário (ilustrações);
- Exposição do minidicionário.
ADAPTAÇÕES:
- Caça-palavras;
- Cruzadinhas;
- Bingo;
- Jogo da memória;
- Ditado de palavras;
- Escrita de frases;
- Produção de textos.
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