sábado, 5 de maio de 2018

JOGO TRILHA DO ALFABETO





1ª OFIFINA: JOGO TRILHA DO ALFABETO



TRILHA DO ALFABETO

JOGO: Em grupo no máximo 5 crianças.

MATERIAL: Uma folha grande de papel pardo com o desenho de uma trilha. A trilha deve conter as letras do alfabeto. Uma casa para cada letra do alfabeto, algumas com desafios como: imitar um animal, voltar uma casa, falar uma palavra iniciada com a mesma letra do colega que está mais próximo de você se acertar pode avançar 1 casa e marcadores para indicar em que casa o jogador está, pode ser tampinhas de garrafa pet e um dado.

REGRA DO JOGO:

Ø  Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).

Ø  O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará, correspondente ao número do dado.

Ø  O jogador verifica a letra que está na casa que ele está ocupando e diz um nome ou uma palavra iniciada com aquela letra. Se não souber pode pedir ajuda aos colegas.

Ø  Quando cair na casa com tarefa executar a tarefa solicitada.

Ø  Vence que chegar ao final da trilha primeiro.

OBJETIVO: Aprender a conhecer as letras do alfabeto e os números relacionando a palavra ao nome do colega, cumprindo todas as tarefas pedidas e respeitando as regras do jogo.

VARIAÇÃO: Pode-se pedir aos alunos que digam uma palavra que se inicie com a letra em que caíram.




SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO JOGO TRILHA DO ALFABETO
PNAIC - CURSO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES
PLANEJAMENTO
        PROFESSORAS: Ana Francisca e Edilene Araújo
        TEMA: Trilha do Alfabeto
        PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ao 3º      DATA: 17/04/2018
    QUAL O OBJETIVO DA ATIVIDADE?
Ø  Conhecer a ordem alfabética;
Ø  Identificar o “som” de cada letra;
Ø  Produzir listas de palavras de um mesmo campo semântico.
EIXO ESTRUTURANTE SEUS CONHECIMENTOS OU CAPACIDADES:
EIXO - Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)
1.      Escrever o próprio nome.
2.      Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
3.      Diferenciar letras de números e outros símbolos.
4.      Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.
EIXO - Análise linguística: discursividade, textualidade e normatividade (DTN)
7. Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).
CONTEÚDOS: 
Ø  Ordem alfabética;
Ø  Nomes próprios;
Ø  Lista de palavras.
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):
1º MOMENTO - Apresentação do jogo
  • Dividir a turma a realização do jogo;
  • Apresentação do jogo “ trilha do alfabeto”.
2º MOMENTO - Vivência do jogo
  • Vivência do jogo pelos alunos seguindo as regras do mesmo;
  • Roda de conversa sobre o jogo.
3º MOMENTO - Atividades após vivência do jogo
  • Produção de uma lista de palavras a partir do comando dado pelo professor.  Ex: lista de animais, nomes de objetos, nomes próprios, entre outros;
  • Escrever para cada letra em que o aluno parou durante a realização do jogo uma palavra do campo semântico escolhido;
  • Ao final do jogo fazer a reescrita das palavras consultando o dicionário a escrita correta;
  • Colocar as palavras trabalhadas em ordem alfabética.
4º MOMENTO – Produção escrita
  • Produção de um minidicionário com as palavras e seus respectivos significados.
5º MOMENTO – Atividade de artes
  • Ilustração das palavras do minidicionário.
6º MOMENTO - Exposição
  • Projeto gráfico do minidicionário (ilustrações);
  • Exposição do minidicionário.
ADAPTAÇÕES:
  1. Caça-palavras;
  2. Cruzadinhas;
  3. Bingo;
  4. Jogo da memória;
  5. Ditado de palavras;
  6. Escrita de frases;
  7. Produção de textos.











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