quinta-feira, 3 de maio de 2018





PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

ROTEIRO PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES



PROFESSOR (ES): Edilene Araújo e Ilza Ferreira




TURMA:   multisseriada       ANO: 1º ao 3º     DATA: 11/04/2018

Qual atividade será desenvolvida? Leitura e escrita

Qual o objetivo da atividade?

Levar os educandos a: compreender o funcionamento do sistema es escrita alfabética e aquisição da leitura.

Eixo estruturante seus conhecimentos ou capacidades:

EIXO DE LEITURA

Ø  Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;

Ø  Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças;

Ø  Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;

Ø  Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente;

Ø  Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente;

Ø  Estabelecer relação de intertextualidade entre textos;

Ø  Relacionar textos verbais e não-verbais, construindo sentidos;

Ø  Saber procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso.

Ø  EIXO - Produção de textos escritos

Ø  Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba;

Ø  Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia;

Ø  Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba;

Ø  Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;

Ø  Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos;

Ø  Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.

Ø  EIXO – Oralidade

Ø  Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;

Ø  Escutar com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente;

Ø  Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história;

Ø  Produzir textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outros).

Ø  EIXO - Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética

Ø  Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;

Ø  Diferenciar letras de números e outros símbolos;

Ø  Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;

Ø  Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.

Haverá interdisciplinaridade? Sim ciências, Língua Portuguesa e matemática 

Ø  Como as crianças serão organizadas para realizar a atividade?

Por níveis de aprendizagem.

Ø  A atividade contempla alguns dos materiais didáticos distribuídos pelo MEC? Qual? Acervo literário do Pacto, jogos do CEEL, jogos do projeto TRILHA, livros didáticos e obras complementares.

Ø  Avaliação: Será através das atividades realizadas pelos alunos.

PROCEDIMENTO/METODOLOGIA (ETAPAS):

1º momento

Ø  Dispor as crianças em círculo no chão da sala e explicar para elas que durante alguns dias estaremos estudando o livro Bichionário;

Ø  Apresentar o livro: capa, autor, ilustrador, editora;

Ø  Realizar a leitura do livro;

Ø  No meio do círculo formado pelos alunos, espalhar fichas com os nomes dos animais do livro seguido de imagens, cada aluno pega uma ficha e faz a leitura do nome do animal que está escrito;

Ø  Escolher junto com os alunos alguns nomes de animais para a realização da análise estrutural e fonológica das mesmas;

Ø  Retornar com os alunos às carteiras e realizar a análise no quadro. Coletivamente, as palavras das fichas serão lidas e escritas no quadro pela professora com a ajuda dos alunos;

Ø  Depois da análise realizada, retornar com os alunos ao chão formando duplas de acordo com os níveis de escrita para formar com o alfabeto móvel as palavras estudadas;

Atividade escrita contemplando:

ü  Identificação das palavras seguida de desenhos, letra inicial, letra final, quantidade de letras, sílabas e escrita das palavras com os alunos formando duplas por níveis de escrita.

ü  Corrigir a atividade à medida que os alunos forem respondendo.

2º momento

Ø  Leitura do livro “Bichionário”;

Ø  Apresentação de um cartaz com os desenhos e os nomes dos animais do livro;

Ø  Leitura do cartaz com os alunos;

Ø  Dinâmica: Saco-musical;

ü  Com os alunos sentados no chão em círculo, entregar para um dos alunos um saco contendo fichas com os nomes dos animais do livro;

ü  Os alunos deverão passar o saco de mão em mão enquanto escutam uma música, de preferência que fale de animais;

ü  Quando a música parar, o aluno que estiver com o saco na mão deverá pegar uma das palavras e realizar a leitura. Se o aluno não conseguir ler a palavra pedir para algum colega ajudar;

ü  A dinâmica acaba quando todos os alunos tiverem pegado uma palavra para ler.

Ø  Depois da dinâmica, escolher mais algumas palavras do livro para fazer a análise estrutural e fonológica;

Ø  Formar frases coletivas com as palavras estudadas;

Ø  Anotar as frases no quadro, sempre com a ajuda dos alunos;

Ø  Em seguida, os alunos irão anotar as frases no caderno (aproveitar para ensinar os alunos a usarem o caderno);

Ø  Entregar para os alunos uma folha contendo as figuras e os nomes dos animais que estão no livro;

Ø  Pedir que os alunos recortem as fichas.

·      Atividade escrita contemplando:

ü  Correspondência entre letra e palavra, letra inicial, ditado visual com os alunos divididos por níveis de escrita, formação de frase coletiva.

ü  Corrigir a atividade à medida que os alunos forem respondendo;

ü  Jogo da memória, utilizando as fichas recortadas pelos alunos.

3º momento

Ø  Leitura do livro “Bichionário”;

Ø  Leitura coletiva do cartaz com os nomes dos animais;

Ø  A professora irá colar previamente nas carteiras dos alunos, fichas com os nomes dos animais do livro;

Ø  Depois da leitura do cartaz, pedir que cada aluno que leia a palavra que está em sua carteira. Aquele que não conseguir ler receberá ajuda dos colegas;

Ø  Entregar para os alunos as fichas com os nomes dos animais que foram recortadas por eles no 2º momento;

Ø  Pedir que separem as fichas dos animais: elefante, dinossauro, onça, bem-te-vi, raposa, vaca, ovelha e macaco.

Ø  O (a) professor (a) vai dizer o nome do animal e o aluno deverá levantar a ficha;

Ø  Realizar o estudo estrutural e fonológico das palavras das fichas;

Ø  Dividir os alunos em grupos por níveis de escrita, entregar para cada grupo uma ficha com uma palavra. O grupo deverá ler a palavra e escrever uma frase com ela do jeito que souberem;

Ø  Em seguida, os grupos realizarão a leitura das frases e a professora anotará no quadro para fazer junto com a turma a análise das frases formadas e realizar as correções necessárias;

Ø  Cada grupo vai reescrever a frase na ficha, para que possam perceber as correções feitas;

Ø  Colar os trabalhos dos grupos no mural da sala.

·         Atividade escrita contemplando:

ü  Análise estrutural e fonológica das palavras;

ü  Separação de sílabas e quantidade de sílabas;

ü  Adivinhas;

ü  Formação de frases;

ü  Ilustração.

 
Orientações: Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa
Formadora local: Maria Aparecida Moura de Souza
DATA: 11/04/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário