PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ROTEIRO PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES
PROFESSOR
(ES): Edilene Araújo e Ilza Ferreira
TURMA: multisseriada ANO:
1º ao 3º DATA: 11/04/2018
Qual atividade será
desenvolvida? Leitura
e escrita
Qual o objetivo da
atividade?
Levar
os educandos a: compreender o funcionamento do sistema es escrita alfabética e
aquisição da leitura.
Eixo estruturante seus
conhecimentos ou capacidades:
EIXO
DE LEITURA
Ø
Compreender
textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes
propósitos;
Ø
Antecipar
sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo
professor ou pelas crianças;
Ø
Reconhecer
finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
Ø
Localizar
informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo
professor ou outro leitor experiente;
Ø
Interpretar
frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo
professor ou outro leitor experiente;
Ø
Estabelecer
relação de intertextualidade entre textos;
Ø
Relacionar
textos verbais e não-verbais, construindo sentidos;
Ø
Saber
procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada
ao contexto de uso.
Ø
EIXO - Produção de textos escritos
Ø
Planejar
a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros,
planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba;
Ø
Planejar
a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros,
planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia;
Ø
Produzir
textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da
atividade de um escriba;
Ø
Produzir
textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;
Ø
Gerar
e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos
coesivos para articular ideias e fatos;
Ø
Revisar
autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já
escritas e planejando os trechos seguintes.
Ø
EIXO – Oralidade
Ø
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala;
Ø
Escutar
com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em
situações públicas, analisando-os criticamente;
Ø
Planejar
intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de
história;
Ø
Produzir
textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os
mais formais comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição,
notícia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outros).
Ø
EIXO - Análise linguística: apropriação
do Sistema de Escrita Alfabética
Ø
Reconhecer
e nomear as letras do alfabeto;
Ø
Diferenciar
letras de números e outros símbolos;
Ø
Compreender
que palavras diferentes compartilham certas letras;
Ø
Perceber
que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
Haverá interdisciplinaridade? Sim ciências, Língua
Portuguesa e matemática
Ø
Como as crianças serão organizadas
para realizar a atividade?
Por níveis de
aprendizagem.
Ø
A atividade contempla
alguns dos materiais didáticos distribuídos pelo MEC? Qual? Acervo literário do
Pacto, jogos do CEEL, jogos do projeto TRILHA, livros didáticos e obras
complementares.
Ø
Avaliação: Será através das atividades
realizadas pelos alunos.
PROCEDIMENTO/METODOLOGIA
(ETAPAS):
1º
momento
Ø
Dispor
as crianças em círculo no chão da sala e explicar para elas que durante alguns
dias estaremos estudando o livro Bichionário;
Ø
Apresentar
o livro: capa, autor, ilustrador, editora;
Ø
Realizar
a leitura do livro;
Ø
No
meio do círculo formado pelos alunos, espalhar fichas com os nomes dos animais
do livro seguido de imagens, cada aluno pega uma ficha e faz a leitura do nome
do animal que está escrito;
Ø
Escolher
junto com os alunos alguns nomes de animais para a realização da análise
estrutural e fonológica das mesmas;
Ø
Retornar
com os alunos às carteiras e realizar a análise no quadro. Coletivamente, as
palavras das fichas serão lidas e escritas no quadro pela professora com a
ajuda dos alunos;
Ø
Depois
da análise realizada, retornar com os alunos ao chão formando duplas de acordo
com os níveis de escrita para formar com o alfabeto móvel as palavras
estudadas;
Atividade
escrita contemplando:
ü
Identificação
das palavras seguida de desenhos, letra inicial, letra final, quantidade de
letras, sílabas e escrita das palavras com os alunos formando duplas por níveis
de escrita.
ü
Corrigir
a atividade à medida que os alunos forem respondendo.
2º
momento
Ø
Leitura
do livro “Bichionário”;
Ø
Apresentação
de um cartaz com os desenhos e os nomes dos animais do livro;
Ø
Leitura
do cartaz com os alunos;
Ø
Dinâmica:
Saco-musical;
ü
Com
os alunos sentados no chão em círculo, entregar para um dos alunos um saco contendo
fichas com os nomes dos animais do livro;
ü
Os
alunos deverão passar o saco de mão em mão enquanto escutam uma música, de preferência
que fale de animais;
ü
Quando
a música parar, o aluno que estiver com o saco na mão deverá pegar uma das
palavras e realizar a leitura. Se o aluno não conseguir ler a palavra pedir
para algum colega ajudar;
ü
A
dinâmica acaba quando todos os alunos tiverem pegado uma palavra para ler.
Ø
Depois
da dinâmica, escolher mais algumas palavras do livro para fazer a análise estrutural
e fonológica;
Ø
Formar
frases coletivas com as palavras estudadas;
Ø
Anotar
as frases no quadro, sempre com a ajuda dos alunos;
Ø
Em
seguida, os alunos irão anotar as frases no caderno (aproveitar para ensinar os
alunos a usarem o caderno);
Ø
Entregar
para os alunos uma folha contendo as figuras e os nomes dos animais que estão
no livro;
Ø
Pedir
que os alunos recortem as fichas.
· Atividade escrita contemplando:
ü
Correspondência
entre letra e palavra, letra inicial, ditado visual com os alunos divididos por
níveis de escrita, formação de frase coletiva.
ü
Corrigir
a atividade à medida que os alunos forem respondendo;
ü
Jogo
da memória, utilizando as fichas recortadas pelos alunos.
3º
momento
Ø
Leitura
do livro “Bichionário”;
Ø
Leitura
coletiva do cartaz com os nomes dos animais;
Ø
A
professora irá colar previamente nas carteiras dos alunos, fichas com os nomes
dos animais do livro;
Ø
Depois
da leitura do cartaz, pedir que cada aluno que leia a palavra que está em sua
carteira. Aquele que não conseguir ler receberá ajuda dos colegas;
Ø
Entregar
para os alunos as fichas com os nomes dos animais que foram recortadas por eles
no 2º momento;
Ø
Pedir
que separem as fichas dos animais: elefante, dinossauro, onça, bem-te-vi,
raposa, vaca, ovelha e macaco.
Ø
O
(a) professor (a) vai dizer o nome do animal e o aluno deverá levantar a ficha;
Ø
Realizar
o estudo estrutural e fonológico das palavras das fichas;
Ø
Dividir
os alunos em grupos por níveis de escrita, entregar para cada grupo uma ficha
com uma palavra. O grupo deverá ler a palavra e escrever uma frase com ela do
jeito que souberem;
Ø
Em
seguida, os grupos realizarão a leitura das frases e a professora anotará no
quadro para fazer junto com a turma a análise das frases formadas e realizar as
correções necessárias;
Ø
Cada
grupo vai reescrever a frase na ficha, para que possam perceber as correções
feitas;
Ø
Colar
os trabalhos dos grupos no mural da sala.
·
Atividade escrita contemplando:
ü
Análise
estrutural e fonológica das palavras;
ü
Separação
de sílabas e quantidade de sílabas;
ü
Adivinhas;
ü
Formação
de frases;
ü
Ilustração.
Orientações: Pacto Pela
Alfabetização na Idade Certa
Formadora local: Maria
Aparecida Moura de Souza
DATA: 11/04/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário