PNAIC - CURSO PARA PROFESSORES
ALFABETIZADORES
PLANEJAMENTO
TEMA: Leitura de textos
HIPÓTESE Alfabética
PÚBLICO ALVO: 1º ao 5º Ano
Qual o objetivo da
atividade?
Ø
Ouvir
e compreender histórias.
Eixo estruturante seus conhecimentos ou
capacidades:
EIXO - Análise linguística: apropriação do Sistema de
Escrita Alfabética
Que direitos
de aprendizagem serão contemplados?
Ø Ler, ajustando a pauta
sonora ao escrito.
EIXO – Leitura
Que direitos
de aprendizagem serão contemplados?
Ø Ler textos (poemas,
canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
Conteúdos: textos
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):
1º Momento Atividades 13
Ø Apresentar
em um cartaz a parlenda “ Hoje é domingo”;
Ø
Leitura coletiva do texto;
Ø
Pedir que cada aluno faça a leitura do texto;
Ø Solicitar
que os alunos copiem do texto as palavras que rimam;
2º Momento – Atividades 14
Ø Escrever o nome de cada
figura na cruzadinha;
Ø
Fazer a leitura das mesmas;
Ø Reescrever a parlenda
no caderno.
3º Momento - Atividade 14
Ø Complete os nomes das
figuras com a primeira sílaba;
Ø
Identificar quantas silabas as palavras têm;
Ø
Fazer a leitura das mesmas;
Ø Reescrever
as palavras no caderno.
4º Momento - Atividade 15
Ø Completar o texto com
as palavras que faltam;
Ø
Fazer a leitura do mesmo;
Ø Reescrever o texto no
caderno.
4º Momento - Atividade 16
Ø Descobrir no
caça-palavras oito nomes de pessoas;
Ø
Fazer a leitura dos mesmos;
Ø Reescrever o texto no
caderno.
ADAPTAÇÕES:
Ø Ditados de palavras;
Ø Bingo;
Ø Formação de frases.
Para o 4º e 5º ano
Ø Produção de texto com
as palavras trabalhadas.
Professor: Erivan Almeida
Data:
07/04/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário