domingo, 6 de maio de 2018

Proposta de atividades HIPÓTESE: Silábica




PNAIC - CURSO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES
PLANEJAMENTO

TEMA: Sílabas e palavras
HIPÓTESE: Silábica
PÚBLICO ALVO: 1º ao 3º ano e 4º e 5º Ano
Qual o objetivo da atividade?
Ø  Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
Ø  Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra);
Ø  Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas.

Eixo estruturante seus conhecimentos ou capacidades:
EIXO - Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
Que direitos de aprendizagem serão contemplados?
Ø  Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos;
Ø  Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.
Conteúdos: Sílabas e palavras
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):
1º Momento –
Ø  Leitura de imagens;
Ø  Leitura das silabas para a formação das palavras;
Ø  Associando-as as imagens através do recorte e colagem das silabas;
Ø  Trabalhar palavra dentro de palavra ex: FIVELA = VELA.
2º Momento – Atividade 5
Ø  Distribuir a atividade 5 xerografas para os alunos;
Ø  Recortar e colar as silabas de acordo com o nome de cada figura;
Ø  Fazer a leitura das mesmas;
Ø  Realizar a reescritas das palavras no caderno.
3º Momento – Atividade 6
Ø  Distribuir a atividade 6 xerografas para os alunos;
Ø  Circular a palavra de acordo com a figura;
Ø  Fazer a leitura das mesmas;
Ø  Realizar a reescritas das palavras no caderno.
4º Momento – Atividade 7
Ø  Distribuir a atividade 7 xerografas para os alunos;
Ø  Enumerar as palavras de acordo com as figuras;
Ø  Fazer a leitura das mesmas;
Ø  Realizar a reescritas das palavras no caderno.
5º Momento – Atividade 8
Ø  Distribuir a atividade 8 xerografas para os alunos;
Ø  Solicitar que os alunos coloquem nos quadrinhos as letras de acordo com os nomes correspondente;
Ø  Fazer a leitura das mesmas;
Ø  Realizar a reescritas das palavras no caderno.
ADAPTAÇÕES:
Ø  Ditados de palavras;
Ø  Formação de frases para;
Ø  Produção de texto com as palavras trabalhadas.
Professores: Ana Paula Muniz e Ieda Lima
Data: 05/04/2018









































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário