sábado, 5 de maio de 2018

JOGO TRILHA DAS PALAVRAS




2ª OFIFINA:  JOGO TRILHA DAS PALAVRAS

JOGO TRILHA DAS PALAVRAS

Para jogar será necessário:

Ø  Cartela da trilha;

Ø  1 dado;

Ø  2 pinos (ou tampinhas);

Ø  Cartões de palavras recortados

Ø  Tabela para anotações das palavras.

Como jogar:

Ø  Decidir quem começará o jogo.

Ø  A criança jogo o dado e se deslocar com o seu pino para a casa correspondente ao número indicado no dado.

Ø  Quando chegar na casa, deverá falar o nome da figura e procurar a ficha com a palavra indicada.

Ø  Ao encontrar, recolhe a ficha para si (se a criança ainda não está alfabetizada, a professora e os colegas devem auxiliar).

Ø  Depois passará a vez para o colega.

Ø  O jogo prossegue até chegar ao final da trilha quando as crianças juntam as suas fichas para separar de acordo com as categorias da tabela de anotações (alimentos, animais, objetos e transportes).

Ø  Após feito as separações, copiar as palavras nas colunas correspondentes.




2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO JOGO TRILHA DAS PALAVRAS
PNAIC - CURSO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES

PLANEJAMENTO

PROFESSORAS: Graça Alves e Marcielma dos Santos
TEMA: Trilha das palavras
PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ao 3º      DATA: 17/04/2018
QUAL O OBJETIVO DA ATIVIDADE?
Ø  Ler palavras e perceber que a escrita tem relação com a pauta sonora;
EIXO ESTRUTURANTE SEUS CONHECIMENTOS OU CAPACIDADES:
EIXO – Leitura
2 - Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
6 - Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
18 - Relacionar textos verbais e não-verbais, construindo sentidos.
EIXO - Produção de textos escritos
2 - Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.
4 - Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
5 - Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos.
6 - Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
7 - Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor.
8 - Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.
EIXO - Oralidade
7 - Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
EIXO - Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)
2 - Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
5 - Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.
8 - Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
9 - Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.
11 - Reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições.
14 - Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.
CONTEÚDOS: 
Ø  Lista de palavras e Substantivos comuns.
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):
1º MOMENTO - Apresentação do jogo
  • Dividir a turma a realização do jogo;
  • Apresentação do jogo “Trilha das palavras”.
  • 2º MOMENTO - Vivência do jogo
  • Vivência do jogo pelos alunos seguindo as regras do mesmo;
  • Roda de conversa sobre o jogo.
  • 3º MOMENTO - Atividades após vivência do jogo
  • Ditado estourado com as palavras do jogo;
  • Solicitar que uma criança estoure um balão e realize a leitura da letra, silaba ou palavra de acordo com aprendizagem de cada um.
  • 4º MOMENTO – Produção textual
  • Produção textual: cada aluno escolhe um tema da cartela (alimentos, animais, objetos ou meios de transportes) e fará um texto usando-as.
  • Revisão dos substantivos comuns seguindo o planejamento do bimestre.
  • ADAPTAÇÕES:
  • Caça-palavras;
  • Bingo;
  • cruzadinha;
  • jogo da memória;
  • ditado de palavras; escrita de frases;
  • produção de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário