2ª OFIFINA: JOGO TRILHA DAS PALAVRAS
Para jogar
será necessário:
Ø 1 dado;
Ø 2 pinos (ou tampinhas);
Ø Cartões de palavras recortados
Ø Tabela para anotações das palavras.
Como jogar:
Ø Decidir quem começará o jogo.
Ø A criança jogo o dado e se deslocar com o seu
pino para a casa correspondente ao número indicado no dado.
Ø Quando chegar na casa, deverá falar o nome da
figura e procurar a ficha com a palavra indicada.
Ø Ao encontrar, recolhe a ficha para si (se a
criança ainda não está alfabetizada, a professora e os colegas devem auxiliar).
Ø Depois passará a vez para o colega.
Ø O jogo prossegue até chegar ao final da
trilha quando as crianças juntam as suas fichas para separar de acordo com as
categorias da tabela de anotações (alimentos, animais, objetos e transportes).
Ø Após feito as separações, copiar as palavras
nas colunas correspondentes.
2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO JOGO TRILHA DAS PALAVRAS
PNAIC - CURSO
PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES
PLANEJAMENTO
PROFESSORAS:
Graça Alves e Marcielma dos Santos
TEMA:
Trilha das palavras
PÚBLICO
ALVO: alunos do 1º ao 3º DATA:
17/04/2018
QUAL O
OBJETIVO DA ATIVIDADE?
Ø Ler palavras e perceber que a escrita
tem relação com a pauta sonora;
EIXO ESTRUTURANTE SEUS
CONHECIMENTOS OU CAPACIDADES:
EIXO – Leitura
2 - Ler textos (poemas,
canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
6 - Ler em voz alta, com
fluência, em diferentes situações.
18 - Relacionar textos
verbais e não-verbais, construindo sentidos.
EIXO - Produção de textos
escritos
2 - Planejar a escrita de
textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais
para atender a diferentes finalidades, com autonomia.
4 - Produzir textos de
diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
5 - Gerar e organizar o
conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para
articular ideias e fatos.
6 - Organizar o texto,
dividindo-o em tópicos e parágrafos.
7 - Pontuar os textos,
favorecendo a compreensão do leitor.
8 - Utilizar vocabulário
diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.
EIXO - Oralidade
7 - Relacionar fala e
escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes
linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
EIXO - Análise linguística:
apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)
2 - Reconhecer e nomear as
letras do alfabeto.
5 - Reconhecer diferentes
tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.
8 - Perceber que palavras
diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
9 - Segmentar oralmente as
sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.
11 - Reconhecer que as
sílabas variam quanto às suas composições.
14 - Dominar as
correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a
ler palavras e textos.
CONTEÚDOS:
Ø
Lista
de palavras e Substantivos comuns.
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA
(Etapas):
1º MOMENTO - Apresentação do
jogo
- Dividir a turma a realização do jogo;
- Apresentação do jogo “Trilha das palavras”.
- 2º MOMENTO - Vivência do jogo
- Vivência do jogo pelos alunos seguindo as regras do mesmo;
- Roda de conversa sobre o jogo.
- 3º MOMENTO - Atividades após vivência do jogo
- Ditado estourado com as palavras do jogo;
- Solicitar que uma criança estoure um balão e realize a leitura da letra, silaba ou palavra de acordo com aprendizagem de cada um.
- 4º MOMENTO – Produção textual
- Produção textual: cada aluno escolhe um tema da cartela (alimentos, animais, objetos ou meios de transportes) e fará um texto usando-as.
- Revisão dos substantivos comuns seguindo o planejamento do bimestre.
- ADAPTAÇÕES:
- Caça-palavras;
- Bingo;
- cruzadinha;
- jogo da memória;
- ditado de palavras; escrita de frases;
- produção de textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário