quinta-feira, 3 de maio de 2018




ROTEIRO PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES




1 PROFESSOR (ES) Francinildo Silvestre e Zilda Maria, dos Santos

TURMA:  Multisseriada ANO 1º ao 3º ano     DATA: 11/04/2018

Qual atividade será desenvolvida?

Ø  Leitura e escrita;

Qual o objetivo da atividade?

Levar a criança a:

Ø  Desenvolver a consciência fonológica

Eixo estruturante seus conhecimentos ou capacidades:

EIXOS – Leitura, Oralidade e

Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética

Ø  Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;

Ø  Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;

Ø  Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.

Haverá interdisciplinaridade? Sim, Português e Ciências

Como as crianças serão organizadas para realizar a atividade? A turma será dividida em grupos

A atividade contempla alguns dos materiais didáticos distribuídos pelo MEC? Qual? Livros paradidáticos, manual do CEE, Projeto Trilha, livro de literatura acervo literário do Pacto “De avestruz a zebra”.

Avaliação: Será através de observações e também a partir da participação de cada aluno nas atividades desenvolvidas em sala de aula.

PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):

1º momento

Ø  Apresentação do livro: “De avestruz a zebra”.

2º momento

Ø  Leitura do livro, explorando a oralidade dos alunos;

Ø  Trabalhar a ordem alfabética com nomes de animais que aparecem no texto.

3º momento

Ø  Trabalhar nome de animais em doméstico e selvagem;

Ø  Pesquisar e escrever nome de animais da própria comunidade onde a escola está inserida.

4º momento

Ø  Estudar os versos e rimas presente no livro;

5º momento

Ø  Produção de versos e rimas;

Ø  Montar um livro com os poemas produzidos pelos alunos com os animais da comunidade;

Ø  Exposição do livro.

Orientações: Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa

Formadora local: Maria Aparecida Moura de Souza

DATA: 11/04/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário