ROTEIRO PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES
1 PROFESSOR (ES)
Francinildo
Silvestre e Zilda Maria, dos Santos
TURMA: Multisseriada ANO 1º ao 3º ano DATA:
11/04/2018
Qual atividade será
desenvolvida?
Ø
Leitura
e escrita;
Qual o objetivo da
atividade?
Levar a criança a:
Ø Desenvolver a consciência fonológica
Eixo estruturante seus
conhecimentos ou capacidades:
EIXOS – Leitura, Oralidade e
Análise linguística:
apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
Ø
Conhecer
a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
Ø
Identificar
semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
Ø
Ler,
ajustando a pauta sonora ao escrito.
Haverá interdisciplinaridade? Sim, Português e Ciências
Como as crianças serão organizadas para
realizar a atividade? A turma será dividida em grupos
A atividade contempla
alguns dos materiais didáticos distribuídos pelo MEC? Qual? Livros paradidáticos, manual
do CEE, Projeto Trilha, livro de literatura acervo literário do Pacto “De
avestruz a zebra”.
Avaliação: Será através de
observações e também a partir da participação de cada aluno nas atividades desenvolvidas
em sala de aula.
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):
1º momento
Ø Apresentação
do livro: “De
avestruz a zebra”.
2º momento
Ø Leitura do
livro, explorando a oralidade dos alunos;
Ø Trabalhar a
ordem alfabética com nomes de animais que aparecem no texto.
3º momento
Ø Trabalhar nome de
animais em doméstico e selvagem;
Ø Pesquisar e escrever
nome de animais da própria comunidade onde a escola está inserida.
4º momento
Ø Estudar os
versos e rimas presente no livro;
5º momento
Ø Produção de
versos e rimas;
Ø
Montar um livro com os poemas produzidos pelos alunos com os
animais da comunidade;
Ø Exposição
do livro.
Orientações: Pacto Pela
Alfabetização na Idade Certa
Formadora local: Maria
Aparecida Moura de Souza
DATA: 11/04/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário