domingo, 6 de maio de 2018

Proposta de atividades HIPÓTESE: Silábica Alfabética


PNAIC - CURSO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES

PLANEJAMENTO



TEMA: Sílabas e palavras

HIPÓTESE: Silábica Alfabética

PÚBLICO ALVO: 1º ao 3º Ano

Qual o objetivo da atividade?

Ø  Dividir palavras em sílabas e fazer a contagem das sílabas;

Ø  Desenvolver palavras com as sílabas.

Eixo estruturante seus conhecimentos ou capacidades:

EIXO - Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética

Que direitos de aprendizagem serão contemplados?

Ø  Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;

Ø  Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;

Ø  Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho;

Ø  Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;

Ø  Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.

Conteúdos: Sílabas e palavras

PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):

1º Momento

Ø  Através de um auto ditado;

Ø  Cruzadinha;

Ø  Escrita do nome da figura;

Ø  Caça-palavras;

Ø  Listas de palavras;

Ø  Formação de palavras;

Ø  Números de silabas.

Ø  Leitura de imagens;

2º Momento – Atividades 9 e 11

Ø  Escrever o nome das figuras correspondente.

Ø  Fazer a leitura das mesmas;

Ø  Copiar as palavras no caderno;

Ø  Organizar as palavras em ordem alfabética.

3º Momento - Atividade 10

Ø  Complete os nomes das figuras com a primeira sílaba;

Ø  Identificar quantas silabas as palavras têm;

Ø  Fazer a leitura das mesmas;

Ø  Reescrever as palavras no caderno.

4º Momento - Atividade 12

Ø  Encontrar no caça-palavras nome de 5 objetos que fazem parte de nossa higiene;

Ø  Fazer a leitura das mesmas;

Ø  Copiar as palavras no caderno.

ADAPTAÇÕES:

Ø  Ditados de palavras;

Ø  Recorte e colagem para completar as palavras

Ø  Bingo;

Os alunos alfabetizados

Ø  Formação de frases para;

Para o 4º e 5º ano

Ø  Produção de texto com as palavras trabalhadas o autoditado.

Professores: Graça Alves e Edilene Araújo

Data: 05/04/2018



















Nenhum comentário:

Postar um comentário