domingo, 6 de maio de 2018

Proposta de atividades HIPÓTESE: Pré-Silábica



PNAIC - CURSO PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES

PLANEJAMENTO

TEMA: Letra, inicial, sílabas e palavras
HIPÓTESE: Pré-Silábica
PÚBLICO ALVO: 1º ao 3º Ano
Qual o objetivo da atividade?
Ø  Reconhecer qual papel as letras desempenham na escrita;
Ø  Introduzir os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas.
Eixo estruturante seus conhecimentos ou capacidades:
EIXO - Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
Que direitos de aprendizagem serão contemplados?
Ø  Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
Ø  Reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições;
Ø  Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
Ø  Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
Conteúdos: Letra, inicial, sílabas e palavras

PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):

1º Momento – Atividade 1
Ø  Distribuir a atividade 1 xerografas para os alunos;
Ø  Solicitar que os alunos completem os espaços em branco das palavras com a letra inicial B;
Ø  Fazer a leitura das mesmas;
Ø  Realizar a reescritas das palavras no caderno.
2º Momento - Atividade 3
Ø  Identificar no banco de sílabas a silaba que completa cada palavra da atividade 3
Ø  Pintar o quadro com a silaba faltosa;
Ø  Fazer a leitura das mesmas;
Ø  Copiar as palavras no caderno.
3º Momento - Atividade 4
Ø  Pedir que os alunos identifiquem a silaba inicial de cada palavra;
Ø  Identificar quantas silabas as palavras têm;
Ø  Fazer a leitura das mesmas;
Ø  Reescrever as palavras no caderno.
4º Momento - Atividade 1
Ø  Pintar o nome correto de cada figura;
Ø  Fazer a leitura das mesmas;
Ø  Copiar as palavras no caderno.
ADAPTAÇÕES:

Ø  Ditados de palavras;
Ø  Bingo;
Os alunos alfabetizados
Ø  Formação de frases para;
Ø  Produção de texto com as palavras trabalhadas.
 
Professores: Francinildo Silvestre e Ilza Ferreira

Data: 05/04/2018

ATIVIDADE 1



ATIVIDADE 2
ATIVIDADE 3


ATIVIDADE 4













Nenhum comentário:

Postar um comentário