PNAIC - CURSO PARA PROFESSORES
ALFABETIZADORES
PLANEJAMENTO
TEMA:
Letra, inicial, sílabas e palavras
HIPÓTESE:
Pré-Silábica
PÚBLICO
ALVO: 1º ao 3º Ano
Qual
o objetivo da atividade?
Ø Reconhecer
qual papel as letras desempenham na escrita;
Ø Introduzir
os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas.
Eixo estruturante seus conhecimentos
ou capacidades:
EIXO - Análise
linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
Que direitos de aprendizagem serão contemplados?
Ø Reconhecer
e nomear as letras do alfabeto;
Ø Reconhecer
que as sílabas variam quanto às suas composições;
Ø Perceber
que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
Ø Ler,
ajustando a pauta sonora ao escrito.
Conteúdos:
Letra, inicial, sílabas e palavras
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA
(Etapas):
1º Momento
– Atividade 1
Ø Distribuir a atividade 1 xerografas para os alunos;
Ø Solicitar que os alunos completem os espaços em branco das
palavras com a letra inicial B;
Ø Fazer a leitura das mesmas;
Ø Realizar a reescritas das palavras no caderno.
2º Momento
- Atividade 3
Ø Identificar no banco de sílabas a silaba que completa cada palavra
da atividade 3
Ø Pintar
o quadro com a silaba faltosa;
Ø Fazer a leitura das mesmas;
Ø Copiar
as palavras no caderno.
3º Momento
- Atividade 4
Ø Pedir que os alunos identifiquem a silaba inicial de cada palavra;
Ø Identificar quantas silabas as palavras têm;
Ø Fazer a leitura das mesmas;
Ø Reescrever as palavras no caderno.
4º Momento
- Atividade 1
Ø Pintar
o nome correto de cada figura;
Ø Fazer a leitura das mesmas;
Ø Copiar
as palavras no caderno.
ADAPTAÇÕES:
Ø Ditados
de palavras;
Ø Bingo;
Os alunos alfabetizados
Ø Formação
de frases para;
Ø Produção
de texto com as palavras trabalhadas.
Professores:
Francinildo Silvestre e Ilza Ferreira
Data:
05/04/2018
ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 2
ATIVIDADE 3
ATIVIDADE 4
Nenhum comentário:
Postar um comentário