domingo, 6 de maio de 2018

ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA





HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA

 PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS – SUGESTÕES DE ATIVIDADES

As atividades sugeridas abaixo irão preparar a criança para um melhor desempenho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização. Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel. Contato com farto e variado material escrito revistas, jornais, cartazes, livros, jo­gos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.

Observação de atos de leitura e escrita.

Ø Audição de leitura com e sem imagem; notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes etc.
Ø  Hora de leitura de livros, revistas e jornais à escolha da criança.
Ø  Atividades de escrita espontânea listas, relatórios, autoditado.
Ø  Atividades para distinção de letras e numerais.
Ø  Manipulação intensa do alfabeto móvel.
Ø  Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura.
Ø  Caixa com palavras ou nomes significativos de cada aluno ou da classe.
Ø  Classificação de palavras ou nomes que se parecem as que começam com a mesma le­tra, as que possuem o mesmo número de le­tras, palavras grandes e pequenas etc.
Ø  Memorização de como se escrevem al­gumas palavras (fonte de conflito).
Jogos diversos
ü  Bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros; Memória de letras, nomes, desenhos; Dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras; Baralho de nomes, figuras; Quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras; Pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.
 Jogos com cartões:
ü  Parear cartões com nomes iguais; parear cartões com desenhos; parear cartões com letras.
Jogos com o alfabeto móvel:
ü  Cobrir fichas ou crachás; formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo; separar e agrupar letras iguais; classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.
 Álbuns de:
ü  Rótulos e embalagens; Nomes e retratos ou auto-retrato; História de vida da criança.
Jogos e brincadeiras orais:
ü  Com rimas; Adivinhações; Telefone sem fio; Hora de surpresa; Recados orais; Jornal falado.
Outras atividades e brincadeiras:
ü  Leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.; Histórias mudas; Correio; Etiquetação de objetos; Análise e síntese de palavras; reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado; Reconto e reescrita de histórias; Auto ditado e escritas espontâneas.

HIPÓTESE SILÁBICA

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS – SUGESTÕES DE ATIVIDADES

O TRABALHO COM TEXTOS

       É muito importante o trabalho com leitura de histórias infantis. Histórias poderão surgir desenhos e dos desenhos possíveis histórias. O trabalho com diferentes textos, parlendas, músicas, poesias, entre outros, propicia no nível silábico um trabalho fecundo com rimas, análises sonoras de palavras, remontagem de texto com frases fatiadas ou fatiadas em palavras. O reconto e a reescrita também estarão entre as inúmeras atividades didáticas deste nível.

ATIVIDADES QUE ENVOLVAM FRASES E TEXTOS PARA FACILITAR O DISCURSO ORAL E TEXTO ESCRITO
Ø  Escrita e recebimento de cartas, recados, sugestões, avisos e outros;
Ø  Elaboração de textos coletivos;
Ø  Transcrição de contos e brincadeiras, histórias inventadas pelas crianças, acontecimentos atuais, ocorrências;
Ø  Reconto e reescrita de histórias;
Ø  Leitura de poesias, músicas, parlendas, histórias e outros textos significativos e previamente memorizados;
Ø  Identificação de frases pelo seu correspondente oral.
 TRABALHO COM LETRAS, PALAVRAS E TEXTOS
Ø  Análise sonora sobre as iniciais dos nomes próprios e palavras significativas;
Ø  Pronúncia pausada das palavras, solicitando-se aos alunos que contem os pedacinhos;
Ø  Classificação de palavras com o mesmo número de sílabas (pedacinhos) que iniciam com a mesma letra;
Ø  Completar lacunas em textos e palavras;
Ø  Jogos variados com gravuras e letras iniciais, com gravuras e palavras;
Ø  Dicionário ilustrado com desenhos ou gravuras e escrita dos respectivos nomes do jeito de criança;
Ø  Autoditado, listas, escritas espontâneas diversas;
Ø  Atividades para trabalhar com rimas, sons iniciais, finais e medianos das palavras (meio das palavras);
Ø  Ditado de palavras e frases para diagnóstico do nível conceitual dos alunos;
Ø   Ditado feito pelos próprios alunos, cada um falando uma palavra;
Ø  Ditado com gravuras para os alunos escreverem apenas a letra inicial;
Ø  Ditado para si mesmo;
Ø  Cada aluno pensa o seu próprio ditado e após a atividade o professor ouve o que cada aluno quis escrever;
Ø  Ditado para o professor; os alunos ditam palavras ou frases para o professor escrever no quadro negro e ainda ditam como deve escrevê-las, depois de escrever nas versões dos alunos o professor mostra como é escrito nos livros;
Ø  Colocar letras em ordem alfabética;
Ø  Montar o alfabeto móvel nomes e palavras livremente;
Ø  Construir conjuntos de nomes e palavras para cada letra do alfabeto; expor na sala;
Ø   Completar palavras com a primeira letra (usar o alfabeto móvel);
Ø  Contar o número de palavras de cada frase.

HIPÓTESE SILÁBICA – ALFABÉTICA

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS – SUGESTÕES DE ATIVIDADES

O TRABALHO COM LETRAS, PALAVRAS, SÍLABAS E TEXTOS

Em todo processo de alfabetização, deve-se cuidar para que todas as atividades de leitura e escrita propostas aos alunos apare­çam contextualizadas e associadas a uma significação, isto é, ligadas a aspectos da vida das crianças ou as atividades que realizam em sala de aula ou em casa. Os jogos, as brincadeiras, as rodas de conversa, a troca de ideias entre os alunos, e mesmo um pouco de competição entre eles, tornam a aprendizagem um processo de cons­trução do conhecimento por eles mesmos. É muito importante que o professor/alfabetizador saiba que tipos de atividades ou situações pedagógicas deverão ser desenvolvidas para que as crianças avancem nos ní­veis conceituais da escrita e da leitura e nos seus estágios de desenvolvimento cognitivo.

Sugestões de atividades

Ø  Jogos e atividades variadas com alfabeto móvel e silabas móveis, Jogos de memória, bingo, dominós diversos;
Caça-palavras e Cruzadinhas;
Ø  Leitura e interpretação oral de diferentes textos, poesias, músicas, parlendas, textos do aluno e do professor, notícias, reportagens, bulas de remédio etc.;
Ø   Produção de textos coletivos;
Ø   Adivinhações, trava-línguas, quadrinhas, anedotas;
Ø  Jornal falado;
Ø  Hora de surpresa;
Ø  Relatório oral e escrito de experiências vivenciadas; histórias mudas;
Ø  Escrita de cartas, bilhetes, listas, anúncios, propagandas;
Ø  Análise e síntese de palavras significativas;
Ø  Escritas espontâneas, autoditado;
Ø  Jogos e atividades orais que permitam à criança brincar e recriar com a linguagem (rimas, acrósticos, entre outros);
Ø  Oficina de histórias, reconto, reescrita;
Ø  Diálogos, entrevistas e reportagens surgidos nas situações cotidianas; e transcrição de receitas,
Ø  Recorte de figuras ou palavras para montagem de álbuns ou dicionários;
Ø  Recontar vídeos, excursões, experiências; e reestruturar frases de poesias, parlendas ou músicas que os alunos já sabem de cor; e localizar palavras num texto, copiá-las separando suas sílabas num diagrama.

HIPÓTESE  ALFABÉTICA

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS – SUGESTÕES DE ATIVIDADES

O TRABALHO DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DE TEXTOS

    Algumas crianças chegam ao nível alfabético apresentando dificuldades, tais como:
Ø  Alunos que leem alfabeticamente e ainda produzem escritas silábicas;
Ø  Alunos que já escrevem quase alfabeticamente e não decodificam um texto convencional.
Isso acontece porque a leitura e a escrita não foram desenvolvidas, até então, de for­ma correlacionada durante o processo de aprendizagem.

            O professor atento a essas dificuldades, que são normais no nível alfabético, propiciará aos alunos oportunidades para vincular as ações de ler e de escrever. A possibilidade de exercê-las num mesmo contexto auxilia o domínio de ambas.

A prática de produção de textos é uma atividade essencial ao longo de todo o processo de alfabetização. No nível alfabético, a criança já é capaz de escrever sozinha os seus próprios textos.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O TRABALHO COM TEXTOS

            As atividades devem ser elaboradas e/ou selecionadas pelo professor visando aos alunos em situações desiguais dentro da psicogênese. Dificilmente todos os alunos de uma classe estarão ao mesmo tempo num mesmo nível conceitual. Uma mesma atividade pode ser trabalhada com crianças em vários níveis no processo de aquisição da escrita e da leitura, contanto que ela englobe um espaço amplo de problemas e que o professor provoque, diferentemente, com questões e desafios adaptados aos alunos em situações desiguais.  Assim, as atividades aqui sugeridas podem atender também a outros níveis, que não apenas ao alfabético; o que muda é o foco de interesse didático.

 Produção de texto a partir do desenho do aluno.

Ø  Exploração dos textos individuais com toda a classe.
Ø  Sugerir a escrita de textos a partir de outros textos já conhecidos pelos alunos: letras de música, poesias, histórias memorizadas, descrição de brincadeiras, regras de jogos etc. (também podem ser utilizados para leitura e análise).
Ø  Produção de textos coletivos sobre acontecimentos ou interesses dos alunos naquele momento.

Atividades a partir de um texto:
Ø  Leituras globais ou parciais;
Ø  Reconhecimento de palavras, frases ou letras no texto;
Ø  Análise de palavras do texto quanto ao número de sílabas e de letras, quanto à letra inicial ou final etc.;
Ø  Ditado de palavras e frases relativas ao texto trabalhado;
Ø  Copiar palavras do texto com uma, duas, três sílabas etc.;
Ø  Marcar, no texto mimeografado, nomes próprios e comuns, rimas, palavras no singular e no plural etc.;
Ø  Remontagem do texto com fichas de frases ou palavras;
Ø  Produção de um desenho para ilustrar o texto;
Ø  Separar frases em palavras;
Ø  Cópia do texto estando marcados apenas os espaços (atividade mimeografada);
Ø  Completar lacunas de palavras;
Ø  Escolher palavras do texto e elaborar pequenas frases;
Ø  Ditar palavras do texto para um colega e vice-versa;
Ø  Registrar, à frente das frases, o número de palavras que a compõem;
Ø  Montar frases com fichas das palavras do texto;
Ø  Produções de histórias em quadrinhos.
Análise de palavras numa frase ou texto (separação em palavras a partir da análise oral). Contar número de palavras numa frase ou texto a partir de suas palavras (texto ou frase fatiadas em palavras).

Caderno de produções de textos individual (para registro de histórias com ou sem desenho, relatos de acontecimentos, notícias, listas de palavras etc.). Esse caderno pode ser trabalhado em casa ou em sala de aula.

Leitura de diferentes textos: livros, revistas, partes de jornais, cartas, bilhetes, convites, propagandas, anúncios, músicas, poesias, parlendas, adivinhações, trava-línguas etc.

Sugestões de atividades para o trabalho com sílabas
Ø  Distinção de uma só sílaba na palavra escrita;
Ø  Distinção estável de todas as sílabas das palavras (classificar palavras de acordo com o número de sílabas);
Ø  Possibilidade de considerar sílabas independentemente da sua inserção em palavras concretas;
Ø  Condições para classificar sílabas de acordo com o número de letras que a constituem, letra inicial ou final da sílaba etc.

As atividades propostas devem envolver palavras de um universo semântico vin­culado ao interesse dos alunos: nomes de animais, partes do corpo, personagens de histórias, novelas e outros, ou de palavras que surgem na sala de aula.

Ø  Atividades para completar a primeira ou a última sílaba dos nomes ou palavras com material concreto (fichas, jogos).
Ø   Ligar nomes às sílabas iniciais.
Ø  Jogos: mico preto, bingo, memória, dominó (com palavras ou nomes e silabas iniciais ou finais).
Ø  Fazer correspondências de todas as si­labas de uma palavra com a palavra correspondente.
Ø  Completar fichas de palavras com as letras que faltam (usando o alfabeto móvel).
Ø  Classificação de palavras com o mesmo número de sílabas.
Ø  Constituição de palavras com sílabas e alfabetos móveis.
Ø  Separação de palavras em sílabas (com fichas para recortar e colar ou por escrito).
Ø  Separação e registro do número de silabas das palavras da frase.
Exemplo:  PEDRO   ESTÁ     DOENTE

                    (    )        (    )            (    )

Escrita de palavras e nomes que inici­am ou terminam com uma determinada sílaba.

Adivinhações de palavras através de pistas do professor.

O TRABALHO COM LETRAS

 É de muita importância trabalhar simultaneamente as letras, sílabas, palavras e textos em todos os níveis psicogenéticos. Apenas para fins didáticos, separamos as sugestões de atividades por unidades linguísticas. O trabalho com letras é feito desde o início da escolarização através dos níveis pelos quais a criança perpassa. Esse trabalho é também indispensável no nível alfabético (mesmo com crianças já alfabéticas, isto é, que leem e escrevem alfabeticamente).

Sugestões de atividades para o trabalho com letras
Ø  Alfabetos variados (tamanho, forma de letra, material) para montagem de palavras ou frases mediante desafios interes­santes do professor.
Ø  Num monte de letras, solicitar à criança que encontre todas as letras de seu nome.
Ø  Separar as letras dos nomes dos colegas do grupo.
Ø  Reescrever as palavras do álbum ou dicionário já montados nos níveis anteriores.
Ø  Construir dados de letras (4 dados com as 26 letras do nosso alfabeto).
Ø  Jogos industrializados ou criados pelos alunos e professor (inclusive de ordem ortográfica).
 
Extraído: Fonte escola ativa, FUNDESCOLA


ORGANIZAÇÃO: Maria Aparecida Moura de Souza

Formadora local do PNAIC 2018


04/04/2018





Nenhum comentário:

Postar um comentário