4ª OFIFINA: JOGOS DA CAIXINHA
Jogos da
caixinha
Professor,
o objetivo desse trabalho é o reconhecimento dos sons das letras do alfabeto,
utilizando jogos.
Duração aproximada: 20 minutos.
Sugerimos as seguintes etapas:
Ø Preparando... Separar: várias caixinhas de fósforo,
revistas, cola, tesoura, cartolina e caneta hidrocor.
Ø Motivando
os alunos... Junto com a
classe, o professor recorta figuras pequenas de revistas e cola nas caixinhas de
fósforo (no mínimo uma caixinha de fósforo para cada aluno). Depois, escreve o
nome da figura em cartolina, corta cada letra separadamente e põe as letras que
formam a palavra dentro das caixinhas de fósforo.
Ø Iniciando.... Entregue para cada aluno uma caixinha de
fósforo e peça que coloquem as letras em ordem para formar a palavra que dá
nome à figura.
Ø Desenvolvendo... Quando os alunos conseguirem, elogie o
esforço deles e peça que troquem as caixinhas.
Ø Terminando... Termina o jogo quando todos formarem as
palavras de todas as caixinhas.
Ø Adaptando... Entregue para cada aluno uma caixinha e peça
para formarem outras palavras com as mesmas letras. Anotar as novas palavras no
caderno.
Material: PRALER/aaa2_prof.pdf/MEC
3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO “Jogo da caixinha”.
PNAIC - CURSO
PARA PROFESSORES
ALFABETIZADORES
FICHA
DE PLANEJAMENTO
PROFESSORAS:
Francinildo
Silvestre, Ivonaldo Lopes e Ieda Lima
TEMA: “Jogo da caixinha”.
PÚBLICO
ALVO:
alunos do 1º ao 3º DATA: 17/04/2018
QUAL O
OBJETIVO DA ATIVIDADE?
Ø Identificar
a semelhança sonora em silabas e rimas.
EIXO ESTRUTURANTE SEUS CONHECIMENTOS
OU CAPACIDADES:
EIXO – Leitura
2 - Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos
de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
3 - Compreender
textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes
propósitos.
6 - Ler
em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
EIXO - Produção de textos
escritos
3 - Produzir
textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da
atividade de um escriba.
4 - Produzir
textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
6 - Organizar
o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
EIXO - Oralidade
1 – Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
2 - Escutar
com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em
situações públicas, analisando-os criticamente.
7 - Relacionar
fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as
variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
EIXO - Análise linguística: apropriação
do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)
5 - Reconhecer
diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.
8 - Perceber
que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
9 - Segmentar
oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.
11 - Reconhecer
que as sílabas variam quanto às suas composições.
14 - Dominar
as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de
modo a ler palavras e textos.
CONTEÚDOS:
Ø Formação
de palavras;
Ø Ordem
alfabética;
Ø Produção
de textos.
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA
(Etapas):
1º MOMENTO – Apresentação
do jogo
- Organização da turma a realização
do jogo;
- Apresentação do jogo “Jogo da caixinha”.
2º MOMENTO -
Vivência do jogo;
- Vivência do jogo pelos alunos
seguindo as regras do mesmo;
- Roda de conversa sobre o jogo.
3º MOMENTO – Atividades
após vivência do jogo
- Fazer uma lista com as palavras do
jogo das caixinhas;
- Formação de novas palavras a partir
da letra inicial do desenho da caixinha, por exemplo: G de gato: galinha, galo, grilo, gorila;
-Formar frases com as palavras
estudada no jogo.
ADAPTAÇÕES:
1º MOMENTO –
Leitura de texto
- Apresentação do texto que será lido
pelo professor;
- Leitura da parlenda “Cadê o toucinho” em voz
alta para a turma.
2º MOMENTO – Atividade oral
- Exploração da parlenda com
indagações feita pelo professor com a participação dos alunos. Quais animais aparecem na parlenda lida? Quem
comeu o toucinho? Onde estava o gato entre outros questionamentos.
3º MOMENTO - Completar a
parlenda
- Dividir a turma em grupo e entregar para cada
grupo duas caixinhas de fósforo, uma com a parlenda e outra com as palavras que
estão faltando na parlenda.
- Solicitar que cada grupo complete o texto da parlenda com as palavras que faltam e
que estão dentro da segunda caixinha.
4º MOMENTO - Listas de
palavras
·
Realizar uma produção de texto através de uma lista de palavras;
·
A partir da lista trabalhar a ordem alfabética com os nomes dos animais
da parlenda;
5º MOMENTO - Texto fatiado
·
Solicitar
que os alunos organize o texto fatiado da terceira caixinhas de fósforo.
·
Montar em um cartaz a parlenda.
6º MOMENTO - Produção de
texto
·
Os alunos serão desafiados a
selecionarem um animal para produzir uma nova parlenda;
·
Organizar uma coletânea com as
parlendas produzidas pelos alunos;
·
Exposição da coletânea para a
turma.
OUTRAS ATIVIDADES:
·
Caça-palavras;
·
Bingo;
·
Cruzadinhas;
·
Jogo da memória;
·
Domino;
·
Ditado de palavras
OBSERVAÇÃO
Divisão
da turma em grupos para a realização das atividades propostas de acordo o nível
de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário