sábado, 5 de maio de 2018

Jogo da caixinha





4ª OFIFINA: JOGOS DA CAIXINHA

Jogos da caixinha

Professor, o objetivo desse trabalho é o reconhecimento dos sons das letras do alfabeto, utilizando jogos.

Duração aproximada: 20 minutos.

Sugerimos as seguintes etapas:

Ø  Preparando... Separar: várias caixinhas de fósforo, revistas, cola, tesoura, cartolina e caneta hidrocor.

Ø  Motivando os alunos... Junto com a classe, o professor recorta figuras pequenas de revistas e cola nas caixinhas de fósforo (no mínimo uma caixinha de fósforo para cada aluno). Depois, escreve o nome da figura em cartolina, corta cada letra separadamente e põe as letras que formam a palavra dentro das caixinhas de fósforo.

Ø  Iniciando.... Entregue para cada aluno uma caixinha de fósforo e peça que coloquem as letras em ordem para formar a palavra que dá nome à figura.

Ø  Desenvolvendo... Quando os alunos conseguirem, elogie o esforço deles e peça que troquem as caixinhas.

Ø  Terminando... Termina o jogo quando todos formarem as palavras de todas as caixinhas.

Ø  Adaptando... Entregue para cada aluno uma caixinha e peça para formarem outras palavras com as mesmas letras. Anotar as novas palavras no caderno.

Material: PRALER/aaa2_prof.pdf/MEC


3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO  Jogo da caixinha”.
PNAIC - CURSO PARA PROFESSORES
ALFABETIZADORES
FICHA DE PLANEJAMENTO
PROFESSORAS: Francinildo Silvestre, Ivonaldo Lopes e Ieda Lima
TEMA: Jogo da caixinha”.
PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ao 3º      DATA: 17/04/2018
QUAL O OBJETIVO DA ATIVIDADE?
Ø  Identificar a semelhança sonora em silabas e rimas.
EIXO ESTRUTURANTE SEUS CONHECIMENTOS OU CAPACIDADES:
EIXO – Leitura
2 -  Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
3 - Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
6 - Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
EIXO - Produção de textos escritos
3 - Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.
4 - Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
6 - Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
EIXO - Oralidade
1 – Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
2 - Escutar com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
7 - Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
EIXO - Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)
5 - Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.
8 - Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
9 - Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.
11 - Reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições.
14 - Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.
CONTEÚDOS: 
Ø  Formação de palavras;
Ø  Ordem alfabética;
Ø  Produção de textos.
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):
1º MOMENTO – Apresentação do jogo
- Organização da turma a realização do jogo;
- Apresentação do jogo “Jogo da caixinha”.
2º MOMENTO - Vivência do jogo;
- Vivência do jogo pelos alunos seguindo as regras do mesmo;
- Roda de conversa sobre o jogo.
3º MOMENTO – Atividades após vivência do jogo
- Fazer uma lista com as palavras do jogo das caixinhas;
- Formação de novas palavras a partir da letra inicial do desenho da caixinha, por exemplo: G de gato: galinha, galo, grilo, gorila;
-Formar frases com as palavras estudada no jogo.
ADAPTAÇÕES:
1º MOMENTO – Leitura de texto
- Apresentação do texto que será lido pelo professor;
- Leitura da parlenda “Cadê o toucinho” em voz alta para a turma.
2º MOMENTO – Atividade oral
- Exploração da parlenda com indagações feita pelo professor com a participação dos alunos.  Quais animais aparecem na parlenda lida? Quem comeu o toucinho? Onde estava o gato entre outros questionamentos.
3º MOMENTO -  Completar a parlenda
- Dividir a turma em grupo e entregar para cada grupo duas caixinhas de fósforo, uma com a parlenda e outra com as palavras que estão faltando na parlenda.
- Solicitar que cada grupo complete o texto da parlenda com as palavras que faltam e que estão dentro da segunda caixinha.
  • Exemplo:
     




4º MOMENTO -  Listas de palavras
·         Realizar uma produção de texto através de uma lista de palavras;
·         A partir da lista trabalhar a ordem alfabética com os nomes dos animais da parlenda;
5º MOMENTO -  Texto fatiado
·         Solicitar que os alunos organize o texto fatiado da terceira caixinhas de fósforo.
·         Montar  em um cartaz a parlenda.


6º MOMENTO -  Produção de texto
·         Os alunos serão desafiados a selecionarem um animal para produzir uma nova parlenda;
·         Organizar uma coletânea com as parlendas produzidas pelos alunos;
·         Exposição da coletânea para a turma.
OUTRAS ATIVIDADES:
·         Caça-palavras;
·         Bingo;
·         Cruzadinhas;
·         Jogo da memória;
·         Domino;
·         Ditado de palavras
OBSERVAÇÃO
Divisão da turma em grupos para a realização das atividades propostas de acordo o nível de aprendizagem.



























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