sábado, 5 de maio de 2018

O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO





PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO

 NA IDADE CERTA



O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

          Seguindo a linha de pensamento da pesquisadora Emília Ferreiro, entende-se que a arte de alfabetizar vai muito além de quadro e giz. Envolvem conhecimento profundo da vivência do aluno, conhecimento do professor, materiais, técnicas, métodos e muito apoio para se desenvolver um trabalho de equipe.
         O professor alfabetizador tem a responsabilidade de abrir as portas do conhecimento as crianças. É preciso refletir sobre as diferentes alfabetizações que são vividas pelas crianças em seu cotidiano, os saberes e as leituras produzidas nesses embates, para que, reconhecidos e mobilizados dentro da escola, possam se tornar a base do processo de apropriação da linguagem oral e escrita.
         Foi pensando no papel do professor no processo de alfabetização das crianças e na sua ação pedagógica no cotidiano de sala de aula, que propôs a seguinte atividade de casa: 

   ATIVIDADE DE CASA
Apresente uma atividade que você professor acredite que tenha efetividade no processo de alfabetização dos alunos. Para tanto, é necessário que seja elencado os seguintes pontos:

 NOME DA ATIVIDADE
OBJETIVOS
PROCEDIMENTO
RECURSOS
AVALIAÇÃO




UNIDADE DE ENSINO: JOSÉ RODRIGUES DA SILVA

PROFESSOR: FRANCINILDO SILVESTRE DA SILVA

TURMA: Multisseriada do 1º ao 3º ano

DATA: 21/03/2018


NOME DA ATIVIDADE:  

*      Atividades para desenvolver o princípio alfabético

 CONTEÚDO:

*      Leitura de pequenos textos, palavras e frases.

OBJETIVOS:

*      Levar a criança relacionar a fala à escrita, desafiando-a apontar a parte que está falando;

*      desenvolver a  consciência fonológica e a capacidade de reconhecer a sequência de sons que integram a palavra falada;

*      Compreender que esses sons, numa determinada ordem, podem formar palavras que têm um significado;

*      Desenvolve de uma criativa o raciocínio e a autoconfiança de cada criança.

A seguir será apresentado um conjunto de atividades que podem ser uteis para ensinar as letras, o alfabeto e a ordem alfabética. Essas atividades podem ser desenvolvidas pelos alunos no processo de alfabetização 

PROCEDIMENTOS:

*      O professor deve trabalhar com diversos tipos de textos, músicas, parlendas, trava-línguas e etc.

*      Fazer listas de objetos, pessoas, animais ou frutas, também é importante para que a criança desenvolva a oralidade. A criança fala e o professor escreve no quadro.

*      Depois se pode contar as letras de cada palavra da lista, o número de vezes que abrimos a boca para que a palavra seja pronunciada (sílabas), quantas palavras começam com determinada letra e por aí vai...

*      Ler e contar histórias diariamente, ler reportagens, poemas, receitas, cartas, bulas, panfletos (tudo dentro da realidade da criança e da comunidade na qual esteja inserida).  

Cada criança aprende de forma diferente uma das outras, por isso o professor deve sempre planejar atividades diversas:

 Algumas sugestões: 

*      Ditado de palavras;

*      Ditado de frases;

*      Formação de palavras;

*      Palavras dentro de palavras;

*      Separação de sílabas;

*      Ordem alfabética;

*      Acrósticos a partir do próprio nome do aluno;

*      Cruzadinhas; 

*      Caça - Palavras;

*      Dominó com letras, figuras e palavras;

*      Ler diariamente para os alunos uma história infantil, de preferência não muito longa; 

*      Montar palavras usando o alfabeto móvel etc. 

OBSERVAÇÃO:

 Copiar só tem sentido quando temos interesse pelo assunto e sabemos o que está sendo copiado, fora isso é perda de tempo.

RECURSOS:  Atividades escritas no quadro branco, atividades da internet, recursos humanos e ETC. 

AVALIAÇÃO:  A avaliação será feita através de observações a partir do desenvolvimento e desempenho de cada educando, principalmente no desenrolar de cada atividade trabalhada no decorrer do dia-a-dia.

 
MODELO DE ATIVIDADE

1º) LEIA A PALAVRA  FRANCINILDO E RESPONDA:

A-QUAL A PRIMEIRA LETRA?_____________________

B-QUAL A ÚLTIMA LETRA?_______________________

C-QUANTAS VOGAIS TEM?_____________________________

D-QUANTAS CONSOANTES TEM?­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________

E-QUANTAS LETRASTEM A PALAVRA?_____________________

F-QUANTAS SILABA TEM A PALAVRA?_____________________

2º)FAÇA UMA ACRÓSTICO DA SEGUINTE PALAVRA


UNIDADE DE ENSINO: Senador Dinarte Mariz
PROFESSOR: Maria das Graças Alves
TURMA: Multisseriada do 1º ao 5º ano
DATA: 21/03/2018

NOME DA ATIVIDADE
*      Formar palavras unindo as sílabas
OBJETIVOS
*      Organizar o pensamento logico e a construção de palavras;
*      Compreender que é através das unidades sonoras (sílabas) que formamos as palavras.
PROCEDIMENTOS
*      Fazer a leitura das sílabas cartaz expostos no mural de leitura da sala de acordo com a proposta de trabalho do professor;
*      Em seguida reunir as crianças em círculos, o professor deve levar palavras escritas em pedaços de papel e espalhar no centro do círculo;
*      Realizar o seguinte questionamento:
1.    Como podemos dividir essas palavras?
*      A medida que as crianças vão falando as possibilidades de divisão o professor irá cortando com a tesoura as silabas indicadas pelos alunos.
*      Outra proposta é que o professor distribua com as crianças palavras e realizar uma roda de conversa sobe o número de pedaços ou silabas que cada palavra tem;
*      Solicitar que as crianças falem a palavra e durante a pronuncia desafie as mesmas a cortarem a palavra em pedaços ou sílabas.
Observação:
*      O professor deverá ler lentamente as palavras para que a criança consiga realizar a separação corretamente.
RECURSOS:
*      Cartaz, lápis hidrocor, papel oficio, lousa e tesoura
AVALIAÇÃO:
*      Será feita através do desenvolvimento e a participação das crianças nas atividades propostas.

PROPOSTA DE ATIVIDADE
1.    FORME PALAVRAS UNINDO AS SÍLABAS, EM SEGUIDA REALIZAR A LEITURA DAS MESMAS.
A LETRA DO MOMENTO É A LETRA “B”
BO + CA = ____________________BO + NE + CA = _________________
BU + LE = ____________________ BO + LO = ______________________
BO + LA = ____________________BA + TA + TA = __________________
BI + CO = ____________________BA + NA + NA = __________________
       BE + LA = ___________________ BO + TA = _______________________
2. JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS E LEIA. DIGA QUANTOS PEDAÇOS OU SÍLABAS CADA UMA TEM.
3. COMPLETE AS PALAVVRAS COM A LETRA B.
____ANANA     ___OLA     ____OIA     ____UZINA     ____IRUTA
____OI             ___ONECA     ____ONÉ     ____ICO     ____ELO
____ALDE       ___ALA           ____AÚ         ___OTO    ____ILA
____OLO    ___ALÃO     ____ULE      ____ATATA       ____ICO




UNIDADE DE ENSINO: Presidente Castelo Branco
PROFESSOR: Maria Leonora
TURMA: Multisseriada do 1º ao 5º ano
DATA: 21/03/2018

NOME DA ATIVIDADE
*      Formando palavras
OBJETIVOS
*      Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras que podemos pronunciar separadamente.
PROCEDIMENTOS
*      Entregar cartões com figuras e letras moveis;
*      Fazer a leitura das letras do alfabeto;
*      Mostrar uma figura e perguntar qual o nome. Em seguida o aluno irá pegando letra por letra até formar o nome da figura;
*      Com o mesmo repertório de letras pedir que forme outras palavras que tem as mesmas letras.
RECURSOS:
*      Cartões com figuras e as letras moveis do alfabeto.
AVALIAÇÃO:
*      Deve ser sempre relacionada com a atividades proposta.

 
UNIDADE DE ENSINO: Elói Gome de Araújo
PROFESSOR: Ilza Ferreira
TURMA: Multisseriada do 1º ao 5º ano
DATA: 21/03/2018

NOME DA ATIVIDADE
*      Escrita de palavras com o uso das silabas móveis.
OBJETIVOS
*      Levar o aluno a escrever corretamente as palavras, com autonomia e de maneira compartilhada.
PROCEDIMENTOS
1º momento
*      Agrupar os alunos e distribuir as sílabas moveis nos grupos.
2º momento
*      Pedir que os alunos formem o máximo de palavra, com as silabas moveis a partir de um determinado tema estudado.
3º momento
*      Após formarem as palavras cada grupo apresenta para a turma as palavras que conseguiram formar.
4º momento
*      Todas essas palavras serão escritas no quadro e cada grupo deverá produzir um pequeno texto utilizando as mesmas.
RECURSOS:
*      Sílabas moveis, caderno, lápis entre outros.
AVALIAÇÃO:
*      Avaliação será através de observação de como os alunos usaram as estratégias para formar as palavras e se eles fizeram uso do trabalho coletivo para a realização da atividade proposta.






UNIDADE DE ENSINO: Joaquim das Virgens
PROFESSOR: Professor Erivan Almeida
TURMA: Multisseriada do 1º ao 5º ano
DATA: 21/03/2018
NOME DA ATIVIDADE
*      Bingo das palavras
OBJETIVOS
*      O aluno será capaz de ler e escrever palavras.
PROCEDIMENTOS
*      Apresentar para os alunos um cartaz com uma música, poema, parlenda ou outro tipo de texto;
*      O professor deve realizar a leitura várias vezes com os alunos;
*      Depois entregar uma cartela em branco para que eles escolham e escrevam nove palavras do texto apresentado e lido;
*      Após os alunos terem preenchido sua cartela pedir para cada um ler as palavras escolhidas por eles;
*      Em seguida o professor fará a chamada de cada palavra e os alunos irão marcando com um X em sua cartela a palavra chamada caso tenha a mesma;
*      Bate quem marcar todas as palavras da cartela;
*      Logo após o jogo organizar uma lista das palavras trabalhada e colocar em ordem alfabética.
Observação:
*      O professor deverá colocar as palavras num saquinho ou caixinha
RECURSOS:
*      Cartaz, lápis hidrocor, papel oficio, cartolina.
AVALIAÇÃO:
*      Será feita através do desenvolvimento e a participação das crianças nas atividades propostas.
MODELO DA CARTELA





















Nenhum comentário:

Postar um comentário