PACTO NACIONAL PELA
ALFABETIZAÇÃO
NA IDADE CERTA
O
PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Seguindo a linha de pensamento
da pesquisadora Emília Ferreiro, entende-se que a arte de alfabetizar vai muito
além de quadro e giz. Envolvem conhecimento profundo da vivência do aluno,
conhecimento do professor, materiais, técnicas, métodos e muito apoio para se
desenvolver um trabalho de equipe.
O professor alfabetizador tem
a responsabilidade de abrir as portas do conhecimento as crianças. É preciso refletir sobre
as diferentes alfabetizações que são vividas pelas crianças em seu cotidiano,
os saberes e as leituras produzidas nesses embates, para que, reconhecidos e
mobilizados dentro da escola, possam se tornar a base do processo de apropriação
da linguagem oral e escrita.Foi pensando no papel do professor no processo de alfabetização das crianças e na sua ação pedagógica no cotidiano de sala de aula, que propôs a seguinte atividade de casa:
ATIVIDADE
DE CASA
Apresente uma atividade que você
professor acredite que tenha efetividade no processo de alfabetização dos
alunos. Para tanto, é necessário que seja elencado os seguintes pontos:
NOME
DA ATIVIDADE
OBJETIVOS
PROCEDIMENTO
RECURSOS
AVALIAÇÃO
PROFESSOR: FRANCINILDO SILVESTRE DA SILVA
TURMA:
Multisseriada do 1º ao
3º ano
DATA: 21/03/2018
Atividades
para desenvolver o princípio alfabético
CONTEÚDO:
Leitura
de pequenos textos, palavras e frases.
OBJETIVOS:
Levar a criança relacionar a fala à escrita,
desafiando-a apontar a parte que está falando;
desenvolver
a consciência fonológica e a capacidade
de reconhecer a sequência de sons que integram a palavra falada;
Compreender
que esses sons, numa determinada ordem, podem formar palavras que têm um
significado;
Desenvolve de uma criativa o raciocínio e a
autoconfiança de cada criança.
A seguir será apresentado um conjunto de
atividades que podem ser uteis para ensinar as letras, o alfabeto e a ordem
alfabética. Essas atividades podem ser desenvolvidas pelos alunos no processo
de alfabetização
PROCEDIMENTOS:
O
professor deve trabalhar com diversos tipos de textos, músicas, parlendas,
trava-línguas e etc.
Fazer
listas de objetos, pessoas, animais ou frutas, também é importante para que a
criança desenvolva a oralidade. A criança fala e o professor escreve no quadro.
Depois
se pode contar as letras de cada palavra da lista, o número de vezes que
abrimos a boca para que a palavra seja pronunciada (sílabas), quantas palavras
começam com determinada letra e por aí vai...
Ler
e contar histórias diariamente, ler reportagens, poemas, receitas, cartas,
bulas, panfletos (tudo dentro da realidade da criança e da comunidade na qual
esteja inserida).
Cada criança aprende de forma diferente
uma das outras, por isso o professor deve sempre planejar atividades diversas:
Algumas sugestões:
Ditado
de palavras;
Ditado
de frases;
Formação
de palavras;
Palavras
dentro de palavras;
Separação
de sílabas;
Ordem
alfabética;
Acrósticos
a partir do próprio nome do aluno;
Cruzadinhas;
Caça
- Palavras;
Dominó
com letras, figuras e palavras;
Ler
diariamente para os alunos uma história infantil, de preferência não muito
longa;
Montar
palavras usando o alfabeto móvel etc.
OBSERVAÇÃO:
Copiar só tem sentido quando temos
interesse pelo assunto e sabemos o que está sendo copiado, fora isso é perda de
tempo.
RECURSOS:
Atividades escritas no quadro branco, atividades da
internet, recursos humanos e ETC.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de observações a partir do
desenvolvimento e desempenho de cada educando, principalmente no desenrolar de cada
atividade trabalhada no decorrer do dia-a-dia.
1º) LEIA A PALAVRA FRANCINILDO E
RESPONDA:
A-QUAL A PRIMEIRA
LETRA?_____________________
B-QUAL A ÚLTIMA
LETRA?_______________________
C-QUANTAS VOGAIS
TEM?_____________________________
D-QUANTAS CONSOANTES TEM?_______________________
E-QUANTAS LETRASTEM A
PALAVRA?_____________________
F-QUANTAS SILABA TEM A
PALAVRA?_____________________
2º)FAÇA UMA ACRÓSTICO DA SEGUINTE
PALAVRA
UNIDADE
DE ENSINO: Senador
Dinarte Mariz
PROFESSOR: Maria das Graças Alves
TURMA:
Multisseriada do 1º ao
5º ano
DATA: 21/03/2018
NOME
DA ATIVIDADE
Formar
palavras unindo as sílabas
OBJETIVOS
Organizar
o pensamento logico e a construção de palavras;
Compreender
que é através das unidades sonoras (sílabas) que formamos as palavras.
PROCEDIMENTOS
Fazer
a leitura das sílabas cartaz expostos no mural de leitura da sala de acordo com
a proposta de trabalho do professor;
Em
seguida reunir as crianças em círculos, o professor deve levar palavras
escritas em pedaços de papel e espalhar no centro do círculo;
Realizar
o seguinte questionamento:
1. Como podemos dividir essas palavras?
A
medida que as crianças vão falando as possibilidades de divisão o professor irá
cortando com a tesoura as silabas indicadas pelos alunos.
Outra
proposta é que o professor distribua com as crianças palavras e realizar uma
roda de conversa sobe o número de pedaços ou silabas que cada palavra tem;
Solicitar
que as crianças falem a palavra e durante a pronuncia desafie as mesmas a
cortarem a palavra em pedaços ou sílabas.
Observação:
O
professor deverá ler lentamente as palavras para que a criança consiga realizar
a separação corretamente.
RECURSOS:
Cartaz,
lápis hidrocor, papel oficio, lousa e tesoura
AVALIAÇÃO:
Será
feita através do desenvolvimento e a participação das crianças nas atividades
propostas.
PROPOSTA
DE ATIVIDADE
1. FORME PALAVRAS UNINDO AS SÍLABAS, EM
SEGUIDA REALIZAR A LEITURA DAS MESMAS.
A LETRA DO MOMENTO É A
LETRA “B”
BO + CA = ____________________BO + NE +
CA = _________________
BU + LE = ____________________ BO + LO =
______________________
BO + LA = ____________________BA + TA +
TA = __________________
BI + CO = ____________________BA + NA +
NA = __________________
BE + LA =
___________________ BO + TA = _______________________
2. JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS E
LEIA. DIGA QUANTOS PEDAÇOS OU SÍLABAS CADA UMA TEM.
3. COMPLETE AS PALAVVRAS COM A LETRA B.
____ANANA ___OLA
____OIA ____UZINA ____IRUTA
____OI ___ONECA ____ONÉ
____ICO ____ELO
____ALDE ___ALA ____AÚ ___OTO
____ILA
____OLO ___ALÃO
____ULE ____ATATA ____ICO
UNIDADE
DE ENSINO: Presidente
Castelo Branco
PROFESSOR: Maria Leonora
TURMA:
Multisseriada do 1º ao
5º ano
DATA: 21/03/2018
NOME
DA ATIVIDADE
Formando
palavras
OBJETIVOS
Compreender
que as palavras são compostas por unidades sonoras que podemos pronunciar
separadamente.
PROCEDIMENTOS
Entregar
cartões com figuras e letras moveis;
Fazer
a leitura das letras do alfabeto;
Mostrar
uma figura e perguntar qual o nome. Em seguida o aluno irá pegando letra por
letra até formar o nome da figura;
Com
o mesmo repertório de letras pedir que forme outras palavras que tem as mesmas
letras.
RECURSOS:
Cartões
com figuras e as letras moveis do alfabeto.
AVALIAÇÃO:
Deve
ser sempre relacionada com a atividades proposta.
UNIDADE
DE ENSINO: Elói Gome de
Araújo
PROFESSOR: Ilza Ferreira
TURMA:
Multisseriada do 1º ao
5º ano
DATA: 21/03/2018
NOME
DA ATIVIDADE
Escrita
de palavras com o uso das silabas móveis.
OBJETIVOS
Levar
o aluno a escrever corretamente as palavras, com autonomia e de maneira
compartilhada.
PROCEDIMENTOS
1º
momento
Agrupar
os alunos e distribuir as sílabas moveis nos grupos.
2º
momento
Pedir
que os alunos formem o máximo de palavra, com as silabas moveis a partir de um determinado
tema estudado.
3º
momento
Após
formarem as palavras cada grupo apresenta para a turma as palavras que
conseguiram formar.
4º
momento
Todas
essas palavras serão escritas no quadro e cada grupo deverá produzir um pequeno
texto utilizando as mesmas.
RECURSOS:
Sílabas
moveis, caderno, lápis entre outros.
AVALIAÇÃO:
Avaliação
será através de observação de como os alunos usaram as estratégias para formar
as palavras e se eles fizeram uso do trabalho coletivo para a realização da
atividade proposta.
UNIDADE
DE ENSINO: Joaquim das
Virgens
PROFESSOR: Professor Erivan Almeida
TURMA:
Multisseriada do 1º ao
5º ano
DATA: 21/03/2018
NOME
DA ATIVIDADE
Bingo
das palavras
OBJETIVOS
O
aluno será capaz de ler e escrever palavras.
PROCEDIMENTOS
Apresentar
para os alunos um cartaz com uma música, poema, parlenda ou outro tipo de
texto;
O
professor deve realizar a leitura várias vezes com os alunos;
Depois
entregar uma cartela em branco para que eles escolham e escrevam nove palavras
do texto apresentado e lido;
Após
os alunos terem preenchido sua cartela pedir para cada um ler as palavras
escolhidas por eles;
Em
seguida o professor fará a chamada de cada palavra e os alunos irão marcando
com um X em sua cartela a palavra chamada caso tenha a mesma;
Bate
quem marcar todas as palavras da cartela;
Logo
após o jogo organizar uma lista das palavras trabalhada e colocar em ordem
alfabética.
Observação:
O
professor deverá colocar as palavras num saquinho ou caixinha
RECURSOS:
Cartaz,
lápis hidrocor, papel oficio, cartolina.
AVALIAÇÃO:
Será
feita através do desenvolvimento e a participação das crianças nas atividades
propostas.
MODELO DA CARTELA
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário