quinta-feira, 3 de maio de 2018






PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

ROTEIRO PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES



1 PROFESSOR (ES) Maria Leonora, Marcielma dos Santos e Ieda Lima

TURMA:  Multisseriada ANO 1º ao 5º ano     DATA: 11/04/2018

Qual atividade será desenvolvida?

Ø  Leitura e escrita;

Ø  Ditado circulado;

Ø  Produção de frases a partir de imagem ou palavras.

Qual o objetivo da atividade? Levar a criança a:

Ø  Identificar palavras dentro do texto;

Ø  Produzir e compreender textos orais e escritos.

Eixo estruturante seus conhecimentos ou capacidades:

EIXO – Leitura

Ø  Ler textos não-verbais, em diferentes suportes;

Ø  Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.

EIXO - Produção de textos escritos

Ø  Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba;

Ø  Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos;

Ø  Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor.

EIXO – Oralidade

Ø  Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;

Ø  Escutar com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente;

Ø  Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história.

EIXO - Análise linguística: discursividade, textualidade e normatividade

Ø  Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V);

Ø  Saber procurar no dicionário a grafia correta de palavras;

Ø  Pontuar o texto;

Ø  Reconhecer diferentes variantes de registro de acordo com os gêneros e situações de uso;

Ø  Segmentar palavras em textos.

EIXO - Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética

Ø  Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;

Ø  Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.

Haverá interdisciplinaridade? Sim, Português, Ciências, Geografia e História.

Como as crianças serão organizadas para realizar a atividade? A turma será dividida em grupos

A atividade contempla alguns dos materiais didáticos distribuídos pelo MEC? Qual? Livro didático, dicionário, livro de literatura acervo literário do Pacto e o livro ABC da Água/PNAIC.

Avaliação: Será continua através das atividades realizadas pelos alunos.

PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):

1º momento

Ø  Apresentação e leitura do livro escolhido pela turma ( ABC da Água) pelo professor.

2º momento

Ø  Conforme o nível da turma o professor irá orientar as atividades a serem desenvolvidas, dentre elas: o ditado circulado, a produção de frases;

Ø  Trabalhar palavras do texto com auxílio do dicionário pesquisando palavras desconhecidas no texto.

3º momento

Ø  Construção de um acrostico com uma palavra geradora advinda do ditado;

Ø  Produção de palavras em ordem alfabética a partir do tema gerador;

Ø  Trabalhar com caça-palavras e cruzadinhas.

Ø  3º momento

Ø  Elaboração de livro ABC da água das comunidades São Bento e Várzea Comprida;

Ø  Exposição do livro.


Orientações: Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa

Formadora local: Maria Aparecida Moura de Souza

DATA: 11/04/2018




Nenhum comentário:

Postar um comentário