PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ROTEIRO PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES
1 PROFESSOR (ES)
Maria Leonora, Marcielma dos Santos e Ieda
Lima
TURMA: Multisseriada ANO 1º ao 5º ano DATA:
11/04/2018
Qual atividade será
desenvolvida?
Ø
Leitura
e escrita;
Ø
Ditado
circulado;
Ø
Produção
de frases a partir de imagem ou palavras.
Qual o objetivo da
atividade? Levar a criança a:
Ø Identificar palavras dentro do texto;
Ø Produzir e compreender textos orais e escritos.
Eixo estruturante seus
conhecimentos ou capacidades:
EIXO – Leitura
Ø
Ler
textos não-verbais, em diferentes suportes;
Ø
Ler
textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com
autonomia.
EIXO - Produção de
textos escritos
Ø
Planejar
a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros,
planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba;
Ø
Gerar
e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos
coesivos para articular ideias e fatos;
Ø
Pontuar
os textos, favorecendo a compreensão do leitor.
EIXO – Oralidade
Ø
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala;
Ø
Escutar
com atenção textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em
situações públicas, analisando-os criticamente;
Ø
Planejar
intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de
história.
EIXO - Análise
linguística: discursividade, textualidade e normatividade
Ø
Conhecer
e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas
entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V);
Ø
Saber
procurar no dicionário a grafia correta de palavras;
Ø
Pontuar
o texto;
Ø
Reconhecer
diferentes variantes de registro de acordo com os gêneros e situações de uso;
Ø
Segmentar
palavras em textos.
EIXO - Análise
linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
Ø
Reconhecer
e nomear as letras do alfabeto;
Ø
Conhecer
a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.
Haverá interdisciplinaridade? Sim, Português,
Ciências, Geografia e História.
Como as crianças serão organizadas para
realizar a atividade? A turma será dividida em grupos
A atividade contempla
alguns dos materiais didáticos distribuídos pelo MEC? Qual? Livro didático,
dicionário, livro de literatura acervo literário do Pacto e o livro ABC da
Água/PNAIC.
Avaliação: Será continua através
das atividades realizadas pelos alunos.
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):
1º momento
Ø
Apresentação
e leitura do livro escolhido pela turma ( ABC da Água) pelo professor.
2º momento
Ø
Conforme
o nível da turma o professor irá orientar as atividades a serem desenvolvidas,
dentre elas: o ditado circulado, a produção de frases;
Ø
Trabalhar
palavras do texto com auxílio do dicionário pesquisando palavras desconhecidas
no texto.
3º momento
Ø
Construção
de um acrostico com uma palavra geradora advinda do ditado;
Ø
Produção
de palavras em ordem alfabética a partir do tema gerador;
Ø
Trabalhar
com caça-palavras e cruzadinhas.
Ø
3º momento
Ø
Elaboração
de livro ABC da água das comunidades São Bento e Várzea Comprida;
Ø Exposição do livro.
Orientações: Pacto Pela
Alfabetização na Idade Certa
Formadora local: Maria
Aparecida Moura de Souza
DATA: 11/04/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário