PNAIC - CURSO
PARA PROFESSORES
ALFABETIZADORES
FICHA
DE PLANEJAMENTO
PROFESSORAS: Graça Alves e
Marcielma dos Santos
TEMA: Trilha das palavras
PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ao 3º DATA: 17/04/2018
QUAL O OBJETIVO DA ATIVIDADE?
Ø Ler
palavras e perceber que a escrita tem relação com a pauta sonora;
EIXO ESTRUTURANTE SEUS CONHECIMENTOS OU CAPACIDADES:
EIXO – Leitura
2 - Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral,
dentre outros), com autonomia.
6 - Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
18 - Relacionar textos verbais e não-verbais, construindo sentidos.
EIXO - Produção de textos escritos
2 - Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção:
organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com
autonomia.
4 - Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a
diferentes finalidades.
5 - Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e
utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos.
6 - Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
7 - Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor.
8 - Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às
finalidades propostas.
EIXO - Oralidade
7 - Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema
de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
EIXO - Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética (SEA)
2 - Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.
5 - Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes
gêneros e suportes textuais.
8 - Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número,
repertório e ordem de letras.
9 - Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras
quanto ao tamanho.
11 - Reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições.
14 - Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu
valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.
CONTEÚDOS:
Ø
Lista de palavras e Substantivos comuns.
PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):
1º MOMENTO - Apresentação do jogo
Dividir a turma a realização do jogo;
Apresentação do jogo “Trilha das palavras”.
2º MOMENTO - Vivência do jogo
Vivência do jogo pelos alunos seguindo as regras
do mesmo;
Roda de conversa sobre o jogo.
3º MOMENTO - Atividades após vivência do jogo
Ditado estourado com as palavras do jogo;
Solicitar que uma criança estoure um balão e
realize a leitura da letra, silaba ou palavra de acordo com aprendizagem de
cada um.
4º MOMENTO – Produção textual
Produção textual: cada aluno escolhe um tema da
cartela (alimentos, animais, objetos ou meios de transportes) e fará um texto
usando-as.
Revisão dos substantivos comuns seguindo o
planejamento do bimestre.
ADAPTAÇÕES:
Caça-palavras; Bingo; cruzadinha, jogo da
memória, ditado de palavras; escrita de frases e produção de textos.
Orientações: Pacto Pela
Alfabetização na Idade Certa
Formadora local: Maria
Aparecida Moura de Souza
DATA: 17/04/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário