quinta-feira, 3 de maio de 2018





PNAIC - CURSO PARA PROFESSORES

ALFABETIZADORES

FICHA DE PLANEJAMENTO


PROFESSORAS: Graça Alves e Marcielma dos Santos

TEMA: Trilha das palavras

PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ao 3º      DATA: 17/04/2018



QUAL O OBJETIVO DA ATIVIDADE?

Ø  Ler palavras e perceber que a escrita tem relação com a pauta sonora;

EIXO ESTRUTURANTE SEUS CONHECIMENTOS OU CAPACIDADES:

EIXO – Leitura

2 - Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.

6 - Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.

18 - Relacionar textos verbais e não-verbais, construindo sentidos.

EIXO - Produção de textos escritos

2 - Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia.

4 - Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.

5 - Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos.

6 - Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.

7 - Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor.

8 - Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.

EIXO - Oralidade

7 - Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.

EIXO - Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)

2 - Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.

5 - Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.

8 - Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.

9 - Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.

11 - Reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições.

14 - Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

CONTEÚDOS: 

Ø  Lista de palavras e Substantivos comuns.

PROCEDIMENTOS/METODOLOGIA (Etapas):

1º MOMENTO - Apresentação do jogo

*      Dividir a turma a realização do jogo;

*      Apresentação do jogo “Trilha das palavras”.

2º MOMENTO - Vivência do jogo

*      Vivência do jogo pelos alunos seguindo as regras do mesmo;

*      Roda de conversa sobre o jogo.

3º MOMENTO - Atividades após vivência do jogo

*      Ditado estourado com as palavras do jogo;

*      Solicitar que uma criança estoure um balão e realize a leitura da letra, silaba ou palavra de acordo com aprendizagem de cada um.

4º MOMENTO – Produção textual

*      Produção textual: cada aluno escolhe um tema da cartela (alimentos, animais, objetos ou meios de transportes) e fará um texto usando-as.

*      Revisão dos substantivos comuns seguindo o planejamento do bimestre.

ADAPTAÇÕES:

*      Caça-palavras; Bingo; cruzadinha, jogo da memória, ditado de palavras; escrita de frases e produção de textos.


Orientações: Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa
Formadora local: Maria Aparecida Moura de Souza
DATA: 17/04/2018




Nenhum comentário:

Postar um comentário